AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos do Colégio Unesc estão na final do Inova Jovem

Alunos do Colégio Unesc estão na final do Inova Jovem
Mais de 250 estudantes participaram do desafio (Foto: Divulgação) Mais imagens

O protagonismo estudantil desenvolvido no Colégio Unesc está em evidência mais uma vez. A equipe GDESC (Grupo do extremo sul catarinense), formada pelos estudantes Igor Ghisi e Marco Antônio Dagostim Heleodoro e pela professora de Biologia, Gabriela Thomaz, está entre as equipes finalistas do Inova Jovem. Eles foram desafiados a buscar soluções para o questionamento “Como a inovação pode transformar a educação?” e construíram um projeto que soma inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e a atitude capaz de transformar o mundo.

O grande dia será a terça-feira (3/11). A partir das 17 horas, a equipe do Colégio Unesc vai, junto das outras nove finalistas, apresentar o resultado das semanas de dedicação: uma plataforma que facilitará o ensino e a aprendizagem, solucionando o desafio proposto pelo Inova. “Está sendo muito interessante o fato da nossa iniciativa ser baseada num problema real, de conexão entre aluno e professor”, destaca Gabriela. “Para desenvolver a ideia, aprendemos a trabalhar com criação de persona, idealização de soluções, construção de pesquisas, mapas conceituais, gerenciamento e redes sociais, com o objetivo de desenvolver competências para inovar”, completa.

Além de cumprir com o desafio do Inova Jovem, Ghisi explica que a ideia nasceu para contribuir com o dia a dia em sala de aula dos próprios estudantes no Colégio. “O professor vai poder ressaltar elementos em sua aula e na matéria aplicada que tragam a atenção do estudante para o conteúdo compartilhado, assim como desenvolver experiências com mais dinamismo e até a inclusão da gamificação em suas propostas”, explica.

O estudante também chama atenção que a plataforma pode despertar a ideia de inovação para outros momentos, por parte do professor e dos alunos. Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, é este estimulo do protagonismo juvenil e o trabalho coletivo que tornam o Inova uma experiência tão enriquecedora, ao mesmo tempo que vem desafiar os alunos a propor respostas para os desafios da sociedade. “Estas ideias estão muito alinhadas com a proposta pedagógica do Colégio Unesc, que busca a formação integral dos nossos estudantes. Atividades assim marcam a trajetória acadêmica e contribuem na formação de indivíduos atuantes na sociedade”, enfatiza.

Para chegar à final, os alunos da Unesc dividiram o protagonismo com 250 participantes, colocados em mais de 20 equipes de escolas públicas e particulares interessadas no desenvolvimento de competências de seus estudantes.

O Inova Jovem é desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, e participam adolescentes que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham encerrado o terceiro e ainda não tenham ingressado no Ensino Superior.

Além de todo o conhecimento adquirido, a participação no projeto vale para os estudantes a possibilidade de garantir prêmios e bolsas de estudos na Universidade. Após todas as fases do projeto e seus objetivos cumpridos, a equipe vencedora do Inova Jovem será premiada com bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada integrante, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 20:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário