AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Workshop de Arqueologia recebe arqueólogo do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e do Instituto Terra e Memória de Portugal

Workshop de Arqueologia recebe arqueólogo do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e do Instituto Terra e Memória de Portugal
Evento é mais uma atração da Semana de Ciência e Tecnologia (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

Uma das mais tradicionais atrações da SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), a 5ª edição do Workshop de Arqueologia recebeu, nesta quarta-feira (27/10), a palestra internacional do arqueólogo e pesquisador do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e do ITM (Instituto Terra e Memória) de Portugal, Pedro Filipe Mendes Cura. Direto do país europeu, o convidado propôs uma conversa dinâmica, em um cenário especialmente preparado para abordar o tema “educação patrimonial: pré-história através da experimentação”.

A proposta deste e de outros momentos do Workshop, conforme coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, foi evidenciar a conexão que há entre a arqueologia as diversas áreas do conhecimento presentes na SCT. “ Por meio do estudo que a ciência arqueológica faz, a respeito dos povos originários e comunidades tradicionais, sabe-se que a relação destes com o meio ambiente era de integração. Desta forma a arqueologia é um mecanismo para evidenciar que a nossa sociedade, pautada na esfera científica, tem muito a considerar sobre os conhecimentos tradicionais”, destacou. 

Direto de Portugal, Cura conduziu uma viagem pela Pré-História, pontuando momentos importantes e relacionando-os ao tema do Workshop. Além da palestra, o convidado fez a inserção de um cenário com objetos e elementos que marcaram cada época apresentada, tornando a experiência mais completa e proporcionando uma maior inserção no contexto apresentado. 

Dentro desta proposta, o público flutuou pela história aprendendo como a arqueologia conecta várias áreas do conhecimento, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural e possibilitando uma consciencialização de que o conhecimento é construído através de métodos rigorosos e de um diálogo muitas vezes contraditório. 

Conforme Cura, o homem pré-histórico protagonizou processos educativos. Gravuras rupestres, vestimentas, ferramentas, utensílios e comportamentos representam a ligação concreta de um mundo que muitas vezes passa despercebido. Embora incluída nos conteúdos programáticos do ensino e presente em documentários, a Pré-História continua a se fazer cada vez mais presente.



O evento foi organizado pelo LAPIS, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e cursos de Geografia, História e Ciências Biológicas. Ainda nesta terça-feira, às 19 horas, o Workshop traz uma palestra com a temática “Promoção do patrimônio histórico cultural”, ministrada pela professora Ana Karen Rosado Teixeira, do curso de Pedagogia e Colégio Unesc, e pelo professor doutor Gildo Volpato, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

As atividades do Workshop de Arqueologia estão inseridos da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Saiba mais sobre o evento, inscrição e programação clicando aqui. 

O evento realizado pela Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi. 

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2020 às 15:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário