AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com assuntos pontuais

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com assuntos pontuais
Evento segue até sexta-feira (22/9), com diálogos sobre políticas públicas, direitos, medicalização, inclusão, educação inclusiva e muitos outros temas (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

Com o compromisso de debater a questão da deficiência sobre as mais diversas óticas, a Unesc deu início a 4ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência. Na noite de segunda-feira (21/9) o assunto foi “A importância do controle social para a garantia de direitos da pessoa com deficiência”. O evento foi realizado com participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Criciúma. Nesta terça-feira (22/9) outros três eventos deram continuidade à programação. Já realizados, encontros sobre “Avaliação biopsicossocial da deficiência”, “Fibromialgia e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde” e “A patologização e a medicalização da infância: problematizando as dificuldades escolares” estiveram em destaque. 

O intuito da Semana é de dar visibilidade à pessoa com deficiência e trazer temáticas diferenciadas ao debate. “Em nossos eventos discutimos questões de cultura, trabalho, educação e saúde, entendendo essa diversidade que é trabalhar e atender as pessoas com deficiência. O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Comemorada desde 1980, virtualmente neste ano, diante do contexto pandêmico, podemos alcançar um público para além de Santa Catarina. Tivemos 150 inscrições de pessoas da Bahia, Mato Grosso, Brasília e vários outros lugares”, destacou a assistente social do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Priscila Schacht Cardozo.

Como proposta inicial, uma perspectiva histórica do protagonismo das pessoas com deficiência foi apresentada. Desafios, conquistas e perspectivas nortearam o primeiro momento. Ainda na noite de abertura, a presidente do CODEC (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma), Rindalta de Oliveira, compartilhou as ações e projetos futuros do Conselho, uma das poucas iniciativas neste modelo presente nas cidades do Sul de Santa Catarina. O encontro também contou com a contribuição do médico psiquiatra Giovani Rizzo.

Após a abordagem de cada convidado, o público teve a oportunidade de interagir com questionamentos e ponto de diálogo. O evento virtual, até o fim da Semana, ainda promove diálogos sobre políticas públicas, direitos, medicalização, inclusão, educação inclusiva e muitos outros temas. 

Na Universidade, por meio de políticas públicas municipais, estudantes com deficiência têm bolsa integral para buscar a profissionalização e a inclusão no mercado do trabalho. A inscrição para a Semana pode ser feita com um simples cadastro. 

A Semana tem o apoio da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina), CODEC (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma), Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e ANFIBRO (Associação Nacional de Fibromiálgicos).

Confira a programação: 


Quarta-feira (23/9) 

8h30: O papel do RH na inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho. 

11 horas: Grupo de escuta para pessoas com fibromialgia.


Quinta-feira (25/9)

10 horas: Os direitos das pessoas ostomizadas.

17 horas: A trajetória escolar da pessoa com deficiência: discutindo a inclusão na escola.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2020 às 17:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário