AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

9º da Simpósio Residência Multiprofissional integra profissionais e estudantes de todas as regiões do Brasil e até do exterior

9º da Simpósio Residência Multiprofissional integra profissionais e estudantes de todas as regiões do Brasil e até do exterior
Evento foi encerrado na noite desta sexta-feira (18/9) e contou, ao longo de três dias, com mais de cinco mil visualizações em suas atividades virtuais (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A palestra do professor doutor Bruno Nunes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), encerrou, na noite desta sexta-feira (18/9), a primeira edição virtual do Simpósio da Residência Multiprofissional na Unesc, acompanhada do 4º Simpósio em Gestão do Cuidado em Saúde e a 2ª Mostra Sul Catarinense de Experiências de Gestão e Trabalho em Estratégia Saúde da Família (ESF).

Em sua nona edição o Simpósio contou com características diferentes diante das necessidades impostas pela pandemia. Com a programação de três dias e dezenas de atividades mediadas por tecnologia, no entanto, o evento superou sua marca de participantes e espectadores. Conforme o coordenador geral do evento, Rafael Amaral, apesar da impossibilidade do encontro presencial, o Simpósio tem avaliação muito positiva. “Tivemos a participação massiva dos alunos dos cursos de graduação, pós-graduação, residências, mestrados e doutorados da Unesc que, somados aos espectadores de fora, totalizaram mais de cinco mil visualizações em nossas atividades online”, destacou.

De acordo com Rafael, os eventos contaram com 77 trabalhos apresentados, divididos entre as áreas de experiência, relato de pesquisa e de extensão. “Como ouvintes tivemos mais de 800 inscritos, sendo eles de 14 estados e das cinco regiões do país, sem contar o mapeamento do YouTube que nos mostrou a audiência também por todo o país e até de fora dele. Isso, com toda a certeza, não seria possível de forma presencial, então é avaliado como um desafio superado”, completou.

O encontro online que marcou o encerramento dos eventos contou ainda com a presença da coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi; do integrante da comissão organizadora e professor Antônio Schafer e do professor Lucas Helal, componentes da mesa de honra virtual.

Compartilhamento de conhecimento

A última temática levantada dentro da programação ficou sob a responsabilidade do professor doutor da Universidade Federal de Pelotas, Bruno Nunes. O profissional abordou o assunto “Multimorbidades no Contexto da Atenção Primária” destacando desde a chegada do termo à área médica, até os estudos mais recentes sobre isso.

De acordo com Nunes, que estudou as Multimorbidades em sua tese de doutorado, o termo passou a ganhar espaço a partir de 2010 quando saíram os principais estudos acerca do problema que afeta um a cada três adultos no mundo.

O termo, de acordo com o professor, remete à presença de múltiplas doenças em um mesmo indivíduo e passou a ganhar cada vez mais espaço por conta do aumento da expectativa de vida e das doenças crônicas não transmissíveis.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de setembro de 2020 às 20:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário