AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Na Unesc, estudantes dos cursos de Licenciatura podem receber bolsas de até 100%

Na Unesc, estudantes dos cursos de Licenciatura podem receber bolsas de até 100%
Proesde Licenciatura beneficia veteranos e calouros dos cursos presenciais e EAD (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em fazer um curso superior podem iniciar a caminhada ainda em 2020. As matrículas para o segundo semestre podem ser feitas até 23 de setembro na Unesc. E os estudantes que quiserem fazer uma graduação na área da Licenciatura, podem contar com bolsas de 100%. Na Universidade, o acadêmico, seja ele calouro ou veterano da modalidade presencial ou EAD (Ensino a Distância), pode receber uma bolsa e ter gratuidade em seus estudos. Os O benefício é concedido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura (Proesde Licenciatura), que faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo Governo do Estado.

Para o segundo semestre de 2020, os recursos repassados para beneficiar os estudantes dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Física, Matemática, História, Física, Geografia, Pedagogia e Educação Física e Artes Visuais são da ordem de R$ 554.619,59. As bolsas serão de, no mínimo, 25%, podendo chegar a 100% conforme o índice de carência do aluno. Podem participar estudantes que moram há pelo menos dois anos em Santa Catarina e não possuam diploma de curso superior – com exceção de Licenciatura Plena.

Na última semana, gestores da Universidade e professores dos cursos de Licenciatura participaram de uma reunião virtual sobre o programa. A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, explica que os contemplados receberão a bolsa por um semestre e depois poderão participar novamente do processo para dar continuidade ao benefício. “O Proesde Licenciatura é uma grande oportunidade que contempla tanto quem já está na Universidade quanto quem quer iniciar a sua trajetória acadêmica. A universidade valoriza a formação de professores e por esta razão esta oportunidade precisa ser amplamente divulgada. O Proesde Licenciatura é um importante aliado para a permanência do estudante na universidade e possibilita que este concretize o sonho de concluir seu curso superior. Posteriormente, como docente, poderá ajudar na formação de novos profissionais nos diversos espaços educacionais”. 

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, reforça a necessidade de que os alunos dos cursos de Licenciatura e aqueles que querem ingressar em um dos nove cursos oferecidos pela Unesc saibam que existe a oportunidade de um benefício de até 100%. “Além do aspecto da permanência estudantil e de ingresso de novos alunos, o programa colabora para a valorização da profissão docente, algo que vem ao encontro das ações da Unesc”. 

O Proesde atua nas Universidades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Seu vínculo é com a Secretaria de Estado de Educação, e contempla os estudantes com bolsas de estudo a partir do Uniedu. A concessão do benefício está condicionada à participação em programas e/ou projetos sociais com visão educativa, propostos pela Universidade.

Fortalecimento das Licenciaturas

A Unesc desenvolve vários projetos para o fortalecimento das Licenciaturas e da profissão docente, tanto interna quanto externamente. São eventos e capacitações voltados aos seus professores, por meio do Programa de Formação Continuada, que aborda temas atuais e reflete o ser e o fazer do docente e voltados a professores da rede pública de ensino do Sul e do Extremo Sul catarinense.

Na formação de novos profissionais, a Unesc oferece projetos que ultrapassam os limites do campus e chegam às salas de aula de diversas escolas. Os estudantes dos cursos de Licenciatura podem participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes (Pibid) do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Neles, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem na universidade e aprender por meio da importante troca importante com professores e alunos das escolas de municípios como Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Nova Veneza e Forquilhinha.

Segundo Feldhaus, a Unesc investe na formação de professores com políticas de fortalecimento das Licenciaturas em consonância com a missão institucional e ao longo de sua história, foi responsável pela formação de mais de 12.500 profissionais que atuam nos diferentes segmentos educacionai.

Fique atento aos prazos

Até 23 de setembro
Matrículas para o segundo semestre de 2020

19 a 23/9
Inscrição no site do Uniedu por parte do estudante – realização/atualização de cadastro; inserção dos documentos comprobatórios (conforme edital) e correções de informações.

24 a 30/9

Segundo período de concessão de bolsas por parte da Instituição de Ensino Superior.

Mais informações sobre o Proesde Licenciatura

Site Uniedu

Confira o edital

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2020 às 17:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário