AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mesa redonda marca início de semana com debates voltados à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Mesa redonda marca início de semana com debates voltados à Política Nacional de Resíduos Sólidos
Semana de atividades faz alusão aos dez anos de implementação da PNRS e discute os avanços no cenário regional (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A realidade da gestão de resíduos sólidos da região Sul de Santa Catarina foi colocada em evidência, na noite desta segunda-feira (3/8), na primeira atividade de uma série de encontros promovidos pela Unesc com foco na passagem dos dez anos da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Estiveram reunidos em uma mesa redonda virtual transmitida pela Unesc TV no YouTube cinco engenheiros ambientais egressos da Universidade que atualmente trabalham na linha de frente da gestão dos resíduos na região e abordaram o papel das Fundações do Meio Ambiente na prática da PNRS. O evento é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos (Comavh) e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade.

Sob comando do professor Mário Ricardo Guadagnin, participaram do qualificado do debate os profissionais Bianca Mendes dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Braço do Normal; Graziela Apolinário Bolan, engenheira responsável pela Coleta Seletiva dos municípios consorciados do Cirsures (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Região Sul); Juliano Mondardo Dal Molin, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave); Taynan Toretti, diretora superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e Tiago Maragno Biava, diretor do Consórcio Cirsures.

Atenta à temática do evento, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, participou da abertura do Webinar desta segunda-feira e destacou a importância do debate, em especial diante de um momento no qual as atenções se voltam para dentro dos lares e, conforme ela, consequentemente também para os hábitos de consumo e de produção de resíduos. “Nestes tempos desafiadores outros temas também desafiadores precisam ganhar força, o que é o caso do Política Nacional de Resíduos Sólidos não só como documento norteador, mas como operação do que esse documento preconiza e dos efeitos que pode ter sobre a nossa vida e a vida do meio ambiente”, salientou.

Para o presidente da Comavh da Unesc, professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, também mediador do encontro, as experiências compartilhadas pelos jovens engenheiros ambientais formaram uma verdadeira aula sobre resíduos sólidos. “Compartilhamentos como esses trazem uma realidade que poucas pessoas sabem. Esse webinar tem um papel fundamental justamente para isso, para, enquanto cidadãos, podermos ter essa compreensão completa sobre o trabalho voltado aos resíduos sólidos aqui próximo na nossa região”, destacou.

Orgulhosa ao ver os egressos desempenhando papeis de tamanha importância na sociedade, a coordenadora adjunta do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontim Pavei, evidenciou a satisfação ao ter a oportunidade de vê-los compartilhando conhecimento. "Que alegria meus colegas engenheiros e engenheiras ambientais Bianca, Graziela, Juliano, Taynan e Tiago, dividindo suas experiências nas Fundações do Meio Ambiente em diferentes municípios da região. ​O excelente trabalho realizado por eles só reforça a importância de profissionais com formação técnica na condução das Fundações de Meio Ambiente”, pontuou.

As informações levantadas, assim como dados e experiências compartilhadas pelos convidados podem ser conferidas na íntegra no vídeo da transmissão:

A programação de debates e palestras sobre os dez anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) segue até sexta-feira (7/8), com atividades sempre às 19h. As inscrições podem ser feitas no link unesc.net/pnrs10anos, endereço no qual é possível conferir também toda a programação.

Confira as temáticas a serem abordados em cada dia:

  • Terça-feira (4/8) - Rotas de Tratamento ambientalmente adequadas de Resíduos Sólidos no sul Catarinense - Setor Privado e a PNRS
  • Quarta-feira (5/8) - O papel das catadoras e catadores na implementação da Coleta Seletiva
  • Quinta-feira (6/8) - Coleta seletiva com catadoras e catadores: é possível? (Chapecó, Londrina)
  • Sexta-feira (7/8) - Um olhar sobre a PNRS por consultores em Resíduos Sólidos - Desafios para 2030.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de agosto de 2020 às 22:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário