AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas
Evento acadêmico da Unesc une conhecimentos de diferentes cursos em semana intensa de aprendizado (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Se temas como “Design Thinking”, “Design Driven”, “Factfulness” e “Agile” não faziam parte do vocabulário de acadêmicos, professores e demais espectadores da terceira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, agora já fazem parte de seus vocabulários e estão, no mínimo, no entendimento básico e como semente plantada para o conhecimento mais profundo acerca deles. Esses assuntos nortearam a primeira, das duas atividades, da noite desta quarta-feira (29/7), sob comando de um dos profissionais de grande referência em inovação no Brasil, Igor Drudi.

Na sequência a noite contou com uma qualificada mesa redonda na qual foram abordados “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia”. O segundo momento foi de troca de informações, experiências e ideias entre a administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Os conteúdos foram compartilhados com os acadêmicos dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A programação da Jornada segue até sexta-feira (31/7) e as inscrições seguem abertas pela plataforma Doity para os interessados em garantirem seus certificados de participação. Para os demais o acesso é aberto e gratuito pelo YouTube no canal Unesc TV. As novidades e a programação completa podem ser acompanhadas pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Conteúdos valiosos

A nova abordagem para a gestão de negócios trazida na participação de Igor Drudi é embasada no que há de mais inovador e atual no mercado dos negócios. Conforme o professor, é utilizando o design estratégico com foco em projetos pelo bem-estar o caminho para essa nova gestão. “Nós temos novas formas de consumo, comportamentos e hábitos e a partir disso as organizações precisam se adaptar. Isso vale não só para as grandes empresas, mas também para as pequenas, que têm o diferencial de estar em contato direto com os clientes”, destacou.

Na mesa redonda, sob diferentes olhares, os participantes compartilharam experiências de dentro das suas realidades no trabalho com comércio exterior em especial no atual período de pandemia.

Mais aprendizados

Até sexta-feira a Jornada Integrada recebe convidados para tratar sobre temáticas atuais. Nesta quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, pela página oficial da Jornada no Instagram, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infância” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 21:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário