AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc qualifica professores da rede pública de Laguna

Unesc qualifica professores da rede pública de Laguna
Formação também auxilia o município no alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) (Fotos: ArquivoUnesc)l Comum Curricular) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está qualificando professores da rede pública de Laguna, nos níveis inicial, infantil e fundamental. A Formação Continuada, realizada desde fevereiro, envolve mais de 300 profissionais, em um convênio entre Universidade e Secretaria da Educação do município.

Conforme Rafael Amaral, assessor de Extensão na data de assinatura do acordo, a Formação soma 400 horas, e segue durante todo o ano de 2020. “No desenvolvimento das atividades, 192 horas foram ministradas ainda no mês de fevereiro. A partir de março, sob influência da pandemia, os encontros foram adaptados para a realidade virtual, somando 52 horas de qualificação até o momento”, esclarece.

O propósito do convênio foi, principalmente, a construção de diretrizes e propostas curriculares, resultando no alinhamento do município com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Também foram trabalhados temas como autoestima, motivação no ambiente de trabalho, comprometimento e conduta profissional. “Como uma Universidade comunitária, a Unesc é muito mais do que uma formadora de conhecimentos, indo muito além disso. A Instituição tem a capacidade de levar toda sua expertise, o que ela tem de melhor nas mais diversas áreas do conhecimento, para os municípios de toda a região, contribuindo para o desenvolvimento regional e em especial da educação”, pontua.

Além dos professores, os gestores de ensino de Laguna também estão envolvidos. As direções escolares e os departamentos pedagógicos participaram de um encontro com apresentação da proposta de Formação, oficina de aprendizagem e encaminhamentos para atualização do projeto político pedagógico.

Avaliação positiva dos professores


Ainda em andamento, a Formação já obteve resultados positivos. Após a segunda etapa, os professores avaliaram os pontos e processos de aprendizado, com uma média superior a 70% como “excelente” e 25% como “bom”.

A terceira etapa da qualificação ainda não tem data marcada. Os setores envolvidos na Formação são a Universidade Corporativa; Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, e a Proplan (Pró-reitoria de Planejamento de Desenvolvimento Institucional).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de julho de 2020 às 16:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário