AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Clínicas Integradas recebem primeiros pacientes após início da retomada nos atendimentos

Clínicas Integradas recebem primeiros pacientes após início da retomada nos atendimentos
Retorno das atividades está sendo gradual e embasado em protocolos de segurança (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O paciente do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc, Alifer de Souza Melo, de seis anos, chegou animado à Universidade na tarde desta quarta-feira (17/6) para a consulta com seu psicólogo. Ele, assim como centenas de pacientes que recebem atendimentos nas Clínicas Integradas da Unesc, estava com saudades e pôde retomar seu tratamento com o retorno gradual das atividades na Instituição.

Os pacientes que tinham consultas agendadas para alguma das dezenas de especialidades disponíveis nas Clínicas Integradas estão voltando aos atendimentos nesta semana. Os atendimentos cancelados por conta do período em que as clínicas estiveram fechadas estão sendo reorganizados e o movimento no local já é diferente. Além da chegada de pacientes, o espaço teve sua estrutura também modificada e sinalizada com foco na prevenção à Covid-19.

A confiança de que a Universidade oferece um ambiente seguro seguindo todos os protocolos de segurança levou a criciumense Josimeire Alves de Oliveira à Unesc também nesta quarta-feira. Dessa vez ela esteve acompanhando a mãe em consulta na Clínica de Medicina e já na próxima semana estará de volta para a consulta da filha de sete anos. “Minha mãe veio de Siderópolis para a consulta. Trouxe os exames que precisava e mais uma vez foi atendida, o que para nós é sempre uma grande ajuda”, comentou.

Na Clínica de Odontologia a jovem Mariana Potrick Fritsh aguardava seu atendimento com os acadêmicos que já a conhecem. Isso porque há aproximadamente um ano Mariana recebeu a oportunidade de tratar problemas dentários na Unesc. “Para mim é muito bom. Quando não foi possível iniciar o tratamento de canal, por exemplo, eles me chamaram para fazer uma limpeza e em seguida iniciamos os cuidados mais específicos. Fiquei contente de podermos retomar hoje”, destacou.

A paciente está sendo atendida por acadêmicos da oitava fase do curso de Odontologia na disciplina de Clínica Integrada 3, reiniciada nesta semana após o período de aulas apenas mediadas por tecnologia. “Retomamos hoje e está sendo muito tranquilo. Seguimos o protocolo de aferição de temperatura, de orientações completas ao paciente e todos os procedimentos necessários para a segurança de todos nós”, salientou a professora da turma, Soraia Netto.

Operação completa

Os cuidados com o trânsito de pessoas na Universidade e nos locais de atendimento estão sendo estudados de forma completa. Conforme o secretário das Clínicas Integradas da Unesc, Marlon Gonçalves Zilli, as escalas de professores e acadêmicos em atividade no local, assim como a agenda de consultas está sendo diferenciada neste período.

“Dividimos a presença de turmas em apenas uma em cada um dos corredores na Clínica de Medicina, por exemplo, que conta agora com apenas dois professores por período em atendimento. Além disso, os agendamentos estão sendo feitos para períodos mais espaçados e os pacientes já são encaminhados aos consultórios após os procedimentos de triagem na chegada para que não haja aglomeração na recepção”, explica.

Os pacientes que tiveram consultas desmarcadas devem aguardar a equipe dos setores entrar em contato para o reagendamento no momento em que for possível.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de junho de 2020 às 18:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário