AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online
Curso de Design da Unesc promoveu encontro virtual com o pós-doutor Amilton Arruda (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O olhar diferenciado para os organismos vivos e o despertar de novas estratégias para diferentes negócios a partir de tais análises foi o assunto que norteou a palestra online promovida pelo curso de Design de Produto da Unesc, na noite desta terça-feira (26/5). Ministrada pelo pós-doutor Amilton Arruda, a ação contou com o compartilhamento de conhecimento em torno da temática que também envolve o livro Biônica e Design, publicação que agrega a pesquisas de mais de 30 profissionais e pesquisadores designers, arquitetos, engenheiros e biólogos de instituições espalhadas pelo mundo, entre eles o coordenador do curso, João Rieth.

Além de mostrar exemplos de pesquisas que integram o livro, Arruda apontou aos participantes suas percepções sobre algumas ferramentas de estudo de elementos naturais. Conforme o professor, a temática, presente na vida humana desde os primórdios, é cada vez mais atual. “A biônica, ou biomimética, é citada pela revista Forbes entre as cinco tendências tecnológicas do momento. Esse olhar diferenciado para os organismos vivos é o que tem despertado novas estratégias nos mais variados negócios. A imitação da vida, do ser vivo, é completa e faz parte da busca de soluções mais adequadas as situações”, afirmou.

O encontro foi mediado pelo professor do curso de Design, Giovani Simão De Luca, e contou com a participação e contribuição do coordenador João Luis Rieth. Além de professores e acadêmicos, a transmissão foi acompanhada ainda por profissionais de diferentes países envolvidos na elaboração do livro.

Conforme Rieth, foi uma honra poder receber, mesmo que de forma virtual, o palestrante para compartilhar conhecimentos tão ricos. “Nossa programação era de que, ainda em março, o colega Amilton estivesse aqui na Unesc e participasse da Aula Inaugural do curso com essa palestra e com o lançamento do livro. Infelizmente tivemos de cancelar o evento por conta situação imposta pela pandemia, mas não deixamos de aprender com ele”, comentou.

A temática, para o professor, é importante para levantar a reflexão acerca do contato humano com o meio ambiente. “Refletir sobre a relação da natureza com o Design significa considerar as premissas básicas de sustentabilidade e o uso das matérias primas de forma inteligente e racional, sem prejuízos ao meio”, enfatizou.

Campanha para valorização da obra

Para superar o desafio enfrentado com a chegada da Covid-19 pouco antes da data prevista para o lançamento da obra Biônica e Design, o autor, coautores e suas instituições de ensino espalhadas pelo mundo estão engajados em uma campanha pela valorização e fortalecimento do material.

Ao adquirir o livro, a participação na campanha é recompensada com um exemplar assinado pelo protagonista da obra, Carmelo Di Bartolo, e pelo autor, Amilton Arruda. As unidades especiais contêm a marca exclusiva Ex-libris de Di Bartolo cunhada em baixo-relevo. Após o fechamento das vendas, o apoiador recebe seu produto em casa sem nenhum custo adicional. Clique aqui.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 20:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário