AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Evento do curso de Design da Unesc promove livro colaborativo de autores de todo o mundo

Evento do curso de Design da Unesc promove livro colaborativo de autores de todo o mundo
Obra é resultado do trabalho de pós-doutorado de Amilton Arruda, que liderou as pesquisas (Foto: Imagem da internet) Mais imagens

A natureza como ferramenta para inovação tecnológica. Este será o tema da palestra “Biônica + Design”, promovido pelo curso de Design – ênfase em projeto da Unesc. O encontro está marcado para a próxima terça-feira (26/5), via web conferência, e apresentará pesquisas de mais de 30 profissionais e pesquisadores designers, arquitetos, engenheiros e biólogos de instituições espalhadas pelo mundo, liderados pelo pós-doutor Amilton Arruda. O trabalho foi concretizado em um livro, que leva o mesmo nome do evento. 

O coordenador do curso de Design da Unesc, professor João Rieth, foi um dos coautores. Ele explica que biônica é uma ciência sustentável que aplica conhecimentos de biologia na solução de problemas de engenharia e design, e reafirma ainda a importância de abordar o assunto neste momento. “Refletir sobre a relação da natureza com o Design significa considerar as premissas básicas de sustentabilidade e o uso das matérias primas de forma inteligente e racional, sem prejuízos ao meio ambiente”, enfatiza.

As pesquisas foram realizadas durante o pós-doutorado de Arruda, realizado em Portugal. O autor integra o departamento de Design e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), e explica que a obra registra os ensinamentos do professor Carmelo Di Bartolo, designer italiano, fundador e ex-diretor Cried (Centro de inteligência, inovação, pesquisas avançadas e desenvolvimento), ex-diretor do IED (Instituto Europeu de Design) e fundador do Design Innovation. Bartolo também foi um dos pioneiros no mundo em estudos da biônica aplicada a processos avançados de design. 

Campanha para valorização da obra

Frente à pandemia da Covid-19, o lançamento da obra foi prejudicado. Para superar este desafio, autor, coautores e suas instituições de ensino espalhadas pelo mundo estão engajados em uma campanha pela valorização e fortalecimento da obra.
 
Ao adquirir o livro, a participação na campanha é recompensada com um exemplar assinado pelo protagonista da obra, Carmelo Di Bartolo, e pelo autor, Amilton Arruda. As unidades especiais contem a marca exclusiva Ex-libris de Di Bartolo cunhada em baixo-relevo. Após o fechamento das vendas, o apoiador recebe seu produto em casa sem nenhum custo adicional. Clique aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de maio de 2020 às 20:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário