AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc forma 43 novos médicos em colação de grau especial e virtual

Unesc forma 43 novos médicos em colação de grau especial e virtual
Momento reuniu remotamente mais de 4 mil pessoas e se tornou histórico para a Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O sonho da tão esperada formatura em Medicina chegou. Não foi em um auditório lotado com os amigos ou em uma festa, mas sim virtual no escritório de casa. A conquista, segundo o médico recém formado pela Unesc, Maurício Faermann Barcelos, não foi menor. Pelo contrário,  representa um importante capítulo da história: na segunda-feira (4/5) ele e outros colegas iniciarão suas jornadas como profissionais no Centro de Triagem da região Central de Criciúma, atuando diretamente no combate à pandemia da Covid-19

A cerimônia especial, que entregou 43 profissionais de saúde à comunidade, foi antecipada e regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação), com o objetivo de reforçar a frente de trabalho diante da pandemia. Na Unesc, os estudantes de Medicina cursam duas mil horas a mais do que as 7.200 requisitadas pelo Ministério, o que garante segurança e qualidade para entregar estes profissionais à sociedade. “Estes agora médicos foram preparados por um grupo de 160 professores de grande experiências e competências. Nosso curso de Medicina, que completa 20 anos e que no fim de 2019, junto à Universidade, conquistou nota máxima na avaliação do MEC, entrega agora novos profissionais com uma formação completa”, destaca a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta. “Estamos certos de que oferecemos uma formação sólida e de excelência, pautada pelo compromisso de transformação da sociedade e com a construção de novos saberes, arte e culturas. Valores que reinteram a grandeza da nossa Unesc”, completa.

Diante do desafio, de um surto mundial, o egresso se mostra confiante e ressalta os seis anos de estudos, as práticas vivenciadas e os conhecimentos adquiridos até aqui.“Em primeiro lugar estamos feliz em poder contribuir. Todo acadêmico, ao ingressar na Universidade, sonha com o momento mágico de sua formatura. Nós não teremos. Mas sabemos que o momento exige isso e estamos confiantes, prontos para atuar”, afirma Barcelos.

Durante a transmissão, no canal do YouTube da Unesc TV, mais de 4 mil pessoas acompanharam o cerimonial, com direito a juramento e tudo que a colação de grau proporciona. Na casa da família Faermann, uma mãe orgulhosa não conseguiu esconder a emoção de compartilhar o momento com seus dois filhos. “É um dia gratificante, que recompensa toda a luta de cursar uma graduação de tamanha importância para a sociedade. Hoje chegamos ao fim de um novo começo. Tenho certeza de que ele não vai parar por aí”, garante Adriana Faerman. “Agora, durante o momento em que vivemos, tenho total confiança de que ele será um profissional capacitado para enfrentar os desafios que se apresentarem”, conclui. A namorada do recém formado, Nathália Zanotto Bernardi, também fez parte deste momento, acompanhando de Vacaria, no Rio Grande do Sul. 


Dia que fica marcado na história da Unesc 

Conduzida pela reitora da Universidade, a colação de grau por meio de ferramentas tecnológicas fica marcada na história da Unesc como a primeira formatura virtual em 52 anos de história. Para a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, o ato se faz necessário diante do cenário atual. “Este é um momento ímpar para o curso e para a Universidade, e não é porque estamos no século XXI, em plena era da tecnologia. Mas sim por uma situação que transformou o mundo. Formatura sem palco, sem aplausos, sem festas e nem abraços, com público virtual. Tudo dentro de um excepcionalidade. Porém não menos importante ou menos afetiva. Pelo contrário, traz um contexto humano, de responsabilidade, solidariedade, cidadania e amor a medicina”, enaltece. 

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, também esteve presente na cerimônia.



Formaturas virtuais 


A Unesc instituiu normas sobre cerimônias de colação de grau durante o período de isolamento social. O concluinte poderá optar pela cerimônia em sessão solene mediada por tecnologia, mediante solicitação por escrito com cinco dias de antecedência. Na formatura virtual, que terá a mesma formalidade da cerimônia solene e pública, o concluinte prestará juramento e receberá a outorga em data, horário e local designado.

O momento poderá ser realizado com a presença de mais de um curso de graduação, obedecendo-se aos critérios de agrupamento por área de conhecimento e com caráter público e acadêmico, garantindo a participação, em igualdade de condições, de todos os alunos concluintes, com traje oficial para o período de isolamento -  social ou passeio completo. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2020 às 17:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário