AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Lideranças da Unesc dialogam com estudantes sobre experiências mediadas por tecnologia

Lideranças da Unesc dialogam com estudantes sobre experiências mediadas por tecnologia
Aulas reiniciaram no dia 1º de abril e os resultados são positivos (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Um diálogo entre lideranças da Universidade e estudantes reafirmou a assertividade das aulas mediadas por ferramentas tecnológicas neste período de pandemia da Covid - 19. A conversa foi realizada na tarde desta quarta-feira (8/4), via Google Meet, com o objetivo de informar sobre o plano de contingência e ouvir as primeiras experiências desde de o reinício das aulas, no dia 1º de abril. 

O momento representa a continuidade do programa Diálogos Unesc com a reitoria, neste período de forma virtual, realizada na segunda-feira (30/3). As colocações da comunidade acadêmica, somadas a estratégias de gestão e o protagonismo do estudante deram origem a uma série de ações por parte da Universidade. “O diálogo com as lideranças estudantis foi excelente. Momento ímpar em que foi possível ouvir os nossos estudantes e, com isso, reorganizar a nossa rota acadêmica e de sustentabilidade institucional. Sairemos deste momento muito mais fortes do que quando entramos. O diálogo e a construção coletiva são a melhor forma para seguirmos com excelência, frente ao momento em que vivemos”, afirmou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Entre as medidas tomadas para garantir a permanência estudantil, em uma Universidade que  sobrevive com 98% da receita advinda das mensalidades dos estudantes, sendo que 85% das mensalidades são  subsidiadas por bolsas de estudos, está a flexibilização dos compromissos de abril, maio e junho. Para casos em atraso, quando apresentada justificativa, não será estipulado juros. 

Outra iniciativa fomentada pela gestão é o incentivo aos órgãos públicos nas esferas estaduais e federais, defendendo o adiantamento dos recursos do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e o pensamento de um novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). “A Universidade não é pública ou privada. Ela não mantém fundos de reserva. Nossa luta é comunitária. A Instituição, em sua existência, realiza a tomada de ações e investe sempre pensando unicamente na comunidade”, explica o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve.

A gestão também terá o desafio de reajustar projetos pontuais da Instituição previstos para 2020. A criação de novos espaços de alimentação, auditórios e investimentos na estrutura educacional estão sendo revistos, com o objetivo de reverter valores para a empregá-los no momento atual, para a preparação dos docentes e na aquisição de tecnologias para o enfrentamento da situação que se apresenta. 

“Nosso compromisso é trabalhar, de forma diária, para que as aulas remotas tenham a melhor qualidade possível. A dedicação, até o retorno da presença do estudante em nosso campus, é para oferecer um serviço acadêmico que não prejudique o estudante e vá além, elevando a excelência universitária presente na Unesc”, frisou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker. 

A tecnologia alinhada ao conhecimento 


Parte da iniciativa é a ampliação da tecnologia e de assessoria pedagógica, que já demonstra resultados valiosos. Desde o dia 1ª de abril, que marcou o início das atividades remotas, mais de 17 mil acessos foram registrados no AVA (Ambiente Virtual Acadêmico), 1.200 aulas online já foram ministradas via Google Meet, por mais de 800 professores, e 2.125 roteiros de aprendizagem já foram postados em espaços dedicados aos docentes.  

A resposta dos estudantes ao novo cenário são positivas. A estudante do curso de Farmácia Gabrielly Ricken da Silva compartilhou a experiência de uma conversa entre acadêmicos, professores e coordenação do curso após a primeira semana de aulas. “As falas são extremamente positivas. Aos poucos estamos nos habituando, os professores dominando mais a ferramenta e ideias como manter a interação por uso da tecnologia estão surgindo. Temos que usufruir deste aprendizado para agregar à vida acadêmica depois”, sugeriu. 

Do outro lado, os professores também comemoraram os resultados dos primeiros contatos virtual com seus alunos. “Tudo tem corrido bem. Desde o início desta situação, o processo de ensino aprendizagem foi reafirmado por meio de uma ressignificação. A qualidade da troca de conhecimentos foi enriquecida com novos meios e conforme nos adaptamos a este novo mundo temos conquistado em nome do ensino”, destacou a professora Daniela Arns Silveira. 

Segundo o gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Unesc e professor doutor, Rogério Casagrande, o feedback reafirma a assertividade da Universidade em investir em tecnologia. Ele explica que os docentes e discentes têm a disposição um acesso remoto aos equipamentos, sistemas, capacitações e tutoriais. 

A plataforma virtual de aprendizagem foi migrada para um grande provedor mundial, suportando o acesso simultâneo com média aproximada de 400 turmas por turno. Além disso, a Universidade ampliou também o acordo com a Google, por meio da “Google for Education”, que permite à Instituição o uso ilimitado de ferramentas colaborativas como e-mail, Agenda, Meet, Classroom, GDrive e Hangouts de forma integrada.

Durante a conversa, o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, reiterou com dados os depoimentos apresentados neste momento. Segundo sua apresentação, novas experiências, ampliação do acesso à tecnologia, engajamento, contato direto entre aluno e coordenação, novos meios de ensino aprendizagem e flexibilização de horários são afirmações frequentes na leitura dos dados. 

A regulamentação desta experiência vivida pelos estudantes da Unesc é reafirmada pela portaria número 343 do MEC (Ministério da Educação), publicada em 17 de março. O compromisso também está presente no contrato assinado entre aluno e Universidade, no ato da matrícula. 

Outras assuntos solicitados pelos estudantes


Antecipação de formaturas de alunos da área da saúde


“A portaria número 374 do MEC tem sido assunto recorrente nos últimos dias. Nesta semana, monitoramos 3 regulamentações que se contrapõem no assunto. O papel da Unesc é trabalhar que se tenha segurança na realização do ato. Fora isso, a Instituição acompanha diariamente a pauta. Se concretizada, será seguida a regulamentação”, afirmou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker. 

Previsão de retorno das aulas presenciais 


“A previsão é retornar dia 20, de acordo com as diretrizes do Estado. Porém, o cenário segue em análise e não podemos adiantar o assunto. O objetivo é sempre zelar pela vida”, esclareceu a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Monitorias 


“A possibilidade está em diálogo. É uma sugestão realmente válida. Temos mapeado o assunto e estudado. Existe a possibilidade do adiantamento”, afirmou o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus.

Estágio para atuar frente ao Covid - 19


“A inscrição, regulamentação e divulgação dos resultados é de responsabilidade do Ministério da Saúde”, respondeu Indianara.

O Uniedu 


“O Programa se mantém. Para quem está inscrito, existe a necessidade de uma conferência e reenvio dos dados na página do Uniedu. É um procedimento simples e rápido”, esclareceu a coordenadora da Centac (Central de Atendimento ao Estudante), Juliana Lora.

Atendimento da Centac


“O contato entre estudante e Central está sendo feito por meio dos canais virtuais. Nesta quinta-feira (9/4), estaremos atendendo de forma controlada no campus, de forma pontual e com todos os cuidados”, afirmou a pró-reitora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

Também estiveram presentes na reunião a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego e a chefe de Gabinete, Carol Bortot.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de abril de 2020 às 22:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário