AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Casa da Filosofia Clínica concede a professor da Unesc o título de Doutor Honoris Causa

Casa da Filosofia Clínica concede a professor da Unesc o título de Doutor Honoris Causa
eto Colombo foi homenageado pela entidade por seus relevantes estudos em filosofia clínica nas organizações (Foto: Divulgação) Mais imagens

Há dez anos, Beto Colombo levou os métodos da filosofia clínica – até então voltada exclusivamente ao atendimento em consultórios – para dentro das empresas, criando assim o que hoje se conhece como Filosofia Clínica nas Organizações. O filósofo atende empresas em processo de sucessão e também analisa a cultura organizacional a fim de identificar a estrutura de pensamento das empresas, chegando ao que ele denominou de a Alma da Empresa, título de seu livro em parceria com o filósofo clínico Rosemiro Sefstrom, lançado em 2016 e que ganhou uma edição bilíngue (português-espanhol) no final de 2019, ambos publicados pela Dois Por Quatro Editora, de Florianópolis.

Além de ter escrito diversos livros voltados à gestão e à filosofia, Colombo foi um dos fundadores do Instituto Sul Catarinense de Filosofia Clínica e atualmente coordena o curso de pós-graduação em Filosofia Clínica na Unesc.

Depois de obter o sucesso como empreendedor, aos 44 anos Colombo direciona sua carreira profissional para o campo da filosofia clínica, vindo a se tornar um conceituado terapeuta e mentor de empresários, executivos e profissionais liberais. Dos estudos de filosofia, passou para a filosofia clínica e, durante seis anos, aplicou a técnica na sucessão de sua própria empresa. Aos 50 anos, passa a se dedicar integralmente à filosofia clínica. Sua larga experiência como empresário facilitou a aceitação do novo conceito nas organizações, o que gradativamente crescia conforme os resultados iam aparecendo. Hoje, atende em seu consultório em Santa Catarina e no estado de São Paulo pacientes (ou partilhantes, como ele chama) de todo o Brasil. 

Para Beto Colombo, este diploma de Doutor Honoris Causa é o reconhecimento ao trabalho que vem fazendo nos últimos anos. “Estamos fazendo um trabalho inédito e responsável, que está dando resultado nas empresas”, diz o filósofo. “Fiquei honrado com este título, que recebo como um estímulo ao desenvolvimento e à disseminação da filosofia clínica pelo Brasil”.

O título de Doutor Honoris Causa é uma homenagem concedida por instituições de ensino reconhecidas oficialmente a pessoas que se destacam em sua área de atuação. A tradução do latim de honoris causa é “por causa de honra”, o que significa dizer que a personalidade agraciada se sobressaiu na sua área de atuação (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc.) e a honrou a ponto de ser considerada doutora.

*Com colaboração da assessoria de imprensa de Beto Colombo

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2020 às 10:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário