AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Medicina Unesc recebe nota máxima do MEC

Medicina Unesc recebe nota máxima do MEC
Mais imagens

O Ministério da Educação – MEC, conferiu nota máxima ao curso de Medicina da Unesc.  A nota foi divulgada nesta quinta-feira, 19/01, uma semana após a visita dos avaliadores, que estiveram na universidade nos dias 12 e 13/12. O resultado desta avaliação classificou o curso com a nota 5, a mais alta na escala de avaliação dos cursos superiores do país.

A notícia foi recebida com entusiasmo pela equipe de gestão da universidade, bem como pela coordenação e professores do curso, que possui 600 alunos matriculados, com duração de seis anos e corpo docente de 180 professores. O curso tem buscado a formação de um médico generalista, com forte atuação na saúde coletiva, forte formação na área clínica e preparado para ingressar nos programas de residência após a graduação. O curso também registra um alto índice de aprovação de seus egressos na residência. “O conceito cinco do curso de Medicina reflete exatamente todas essas qualidades do nosso curso, que é de excelência. Também mostra que a universidade que é uma instituição de ensino superior de excelência em todas as dimensões”, analisa a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

A reitora explica que o conceito divulgado comprova todo o trabalho que a universidade está desenvolvendo, como a implantação da inovação curricular e pedagógica dos cursos e que reflete na melhoria dos indicadores em todas as áreas. No ensino, na pesquisa, na extensão, na formação de professores. Outro aspecto destacado pela reitoria diz respeito ao índice de rotatividade de professores no curso, onde a Medicina da Unesc está entre os menores índices das universidades do país. “Isso ajuda muito pois são professores com muito tempo de universidade e que estão em constante aperfeiçoamento para trabalhar a formação médica de acordo com o que as diretrizes curriculares nacionais exigem”, analisa a Reitora.

A nota de avaliação máxima ao curso de Medicina chega dois dias após a divulgação, também pelo MEC do conceito 5 para a Unesc. As duas avaliações aconteceram na mesma semana, iniciando com o recredenciamento institucional, nos dias 9, 10 e 11/12, seguido pela avaliação do curso. Para a reitora os dois conceitos são resultado do trabalho de uma equipe competente, dedicada e comprometida. “Foi o desfecho de um ano de muito trabalho, com foco nas políticas institucionais, melhoria das políticas acadêmicas, relacionamento dos colaboradores, o que se reflete nestes resultados. Concluir o ano deste modo é um sentimento de gratidão muito grande, com sentimento de trabalho bem feito, de que valeu cada dia deste ano, nos conduzindo para um 2020 de mais trabalho, mas de excelentes resultados com certeza”, comemora a reitora.

A renovação de reconhecimento do curso de Medicina da Unesc incluiu a vistoria a todas as instalações físicas e também análise minuciosa da documentação do curso. O instrumento de renovação possui cinco dimensões, divididas em mais de dez indicadores cada, incluindo gestão do curso, qualidade acadêmica, processo de ensino aprendizagem, corpo docente, titulação, infraestrutura, entre outros. “Fizemos toda uma organização documental para que os avaliadores tivessem a compreensão da totalidade do curso, que tem alta complexidade na sua organização curricular. Então, esse cinco representa de fato o olhar dos avaliadores perante o que eles vivenciaram tanto em loco, quanto em análise da documentação”, explica o Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus. Ele saliente ainda que o curso possui uma organização curricular totalmente diferenciada, com hibridização do processo de ensino, com a aplicação da metodologia inovadora da ABP - Método Aprendizagem Baseada em Problemas, introduzida pela Universidade de McMaster, no Canadá, e incorporada por um grande número de escolas médicas em todo o mundo. O curso de medicina da Unesc também está extremamente ligado à prática, através de parcerias com hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas integradas de saúde da Unesc. “Isso cria todo um vínculo de formação para a demanda da região nos aspectos da saúde. É positivo para ambas as partes, sendo que para o processo de formação permite a vivência dos problemas reais do dia a dia da população”, finaliza Feldhaus.

Para a coordenadora do curso, Médica Maria Inês da Rosa, a nota aferida pelo MEC mostra que o curso está no caminho certo, sempre focado na excelência e cumprindo com todas as metas, traçadas e com grandes projetos para os próximos anos, como projeto do novo prédio para funcionamento do curso, que contará com 25 novos consultórios médicos. O presidente do Centro Acadêmico da Medicina, Luiz Fernando de Oliveira Cordioli, também reconhece a importância do conceito. "É muito importante para nós, alunos, observarmos  tamanho reconhecimento do nosso curso. Nos mostra que desde a última avaliação do MEC, o curso esteve em constante melhoria e que conquistamos muito desde então. É um prazer para mim e para meus colegas, estudarmos em uma universidade de excelência, com um curso conceito máximo", destaca Cordioli. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2019 às 21:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário