AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras
Mais imagens

Os 44 acadêmicos da Unesc participantes do  Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional)  apresentaram neste sábado, 14/12, as ações desenvolvidas ao longo do  Curso de Extensão - Iniciativas Regionais Inovadoras, das Regiões de Criciúma e Araranguá.

O Seminário é a última atividade presencial do curso, com 200 horas de duração. O Proesde terá seguimento em fevereiro de 2020, no retorno das aulas, quando será realizado o Seminário Estadual, onde todas as instituições do Sistema Acafe estarão reunidas para apresentar os projetos.

O Proesde contemplou estudantes de diversos cursos da Unesc, com conteúdos abordando o Desenvolvimento Regional Sustentável, Educação, Cidadania e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Inovação e Políticas Públicas. Além da qualificação, os participantes do Programa, escolhidos por sorteio, ganharam benefício de até 70% do valor da mensalidade nas disciplinas durante o semestre em que integram o Proesde.

O evento foi aberto pela Coordenadora do Proesde na Unesc, Cristiane Dias, e pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego.  Em sua fala, a Diretora de Extensão Salientou que o programa vai ao encontro da necessidade regional, do desenvolvimento regional, onde proporciona mudanças significativas na região. “Tenho certeza que as ideias desenvolvidas são fundamentais para a comunidade, que precisa da nossa atuação, com um olhar ampliado observando as necessidades e, a partir dali, propor ações que venham a mudar a realidade tão necessária”, salientou Fernanda Sônego.

Ao longo do semestre os bolsistas foram divididos em oito grupos por áreas do conhecimento, onde estiveram nas comunidades, pesquisando ações inovadoras nos municípios. Entre as propostas os estudantes trouxeram a criação de ambientes colaborativos e pesquisa sobre a lei de inovação no município de Criciúma. Também foi estudado um projeto de sensibilização na Polícia Civil no atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência e uma ação do curso de Odontologia que trabalha a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, visando melhor atender a comunidade que trabalha. Outro case veio de alunos do curso de Ciências Contábeis junto ao Bairro da Juventude. Acadêmicos de cursos da área de saúde trabalharam a proposta de ofertar um pacote de serviços de saúde nas escolas. Ainda na saúde foi apresentado a sugestão de desenvolvimento de um aplicativo para doação e recebimento de medicamentos da Farmácia Solidária da Unesc.

“Esse seminário é o fechamento dos encontros presenciais, do Proesde neste segundo semestre, e agora os estudantes têm como tarefa estruturar melhor essas ideias, fazer uma devolutiva para o governo do Estado, e finalmente, mostrar no encontro estadual as ações inovadoras da região sul. A proposta é que esses acadêmicos se tornem profissionais empreendedores, olhem para a sociedade e sejam empreendedores nos lugares onde passarem, tentando solucionar os problemas da sociedade”, explica a professora Cristiane Dias.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2019 às 11:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário