AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc se despede de 2019 ainda mais forte e vislumbra um 2020 de transformações

Unesc se despede de 2019 ainda mais forte e vislumbra um 2020 de transformações
Reunião do Conselho Universitário evidenciou um ano de conquistas (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma Universidade comunitária, consolidada e que se despede de 2019 ainda mais forte. A tarde desta quinta-feira (5/12) marcou o último encontro do Consu (Conselho Universitário) e a aprovação por unanimidade das ações Institucionais dos últimos 12 meses. Entre as pautas do encontro estiveram o balanço orçamentário, Planejamento Institucional, avaliação do MEC (Ministério da Educação), recadastramento do curso de Medicina, participação no CSA (Conselho Superior de Administração) e a concretização dos trabalhos em conjunto com o Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

As aprovações das pautas apresentadas evidenciaram a excelência na gestão Universitária, que fez da Unesc uma Instituição ainda mais presente, lembrada e reconhecida no Sul de Santa Catarina. Suas contribuições para a região ganharam destaque ao longo do ano, em importantes momentos como o Certificado de Responsabilidade Social – Troféu Destaque SC 2019 (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), L'Oréal Para Mulheres na Ciência 2019 (Unesco) Top of Mind (Marca mais lembrada - NSC), Você S.A (150 Melhores Empresas para Trabalhar), GPTW (Grandes lugares para trabalhar), Universidade Empreendedora, Prêmio Impar (Ric Record), Destaque Litoral Sul, Destaque em pesquisa (Ranking Universitário Folha), e muitos outros reconhecimentos.

A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, presidiu o diálogo entre os conselheiros, comemorou o fortalecimento da marca Unesc e prospectou um 2020 de mais conquistas. “Ao olhar para a trajetória em 2019, temos a certeza de que a Unesc foi protagonista e muito contribuiu para a nossa região e para a história das pessoas. Aqui, neste campus, o conhecimento toma forma e vai para além de nossos muros, transformando-se em cuidados, serviços, inovação, tecnologia e, acima de tudo, qualidade de vida. O sucesso em mais este ciclo foi construído com muita dedicação, por quem diariamente eleva nossa Universidade em sua missão de educar por meio do ensino, pesquisa e extensão. No próximo ano não será diferente e contamos com todos para ir além”, enfatizou.
 


Uma Instituição com raízes no Sul

Há 51 o Sul de Santa Catarina teve uma de suas maiores conquistas: a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma.). Em 1997 viu a Unesc nascer, junto a sua característica única de ser uma Universidade preocupada com as pessoas. No ano de 2019, mais uma vez a história da região foi marcada e a Universidade ampliou seus horizontes. 

Em um grandioso projeto no Extremo Sul, apresentou à Araranguá a Cidade Universitária, com uma área de 327 mil metros quadrados. O futuro campus da Unesc contará com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presenciais, a distância e híbridos e todo o impacto social que a Unesc causa onde está inserida.

Ainda neste processo de expansão, a chegada no Balneário Rincão não foi diferente. Se o município já caminhava para um futuro promissor, seus passos passaram a ser muito mais largos após inauguração do Polo EaD (Educação a Distância) em seu território.

Ao ir para além de seu campus, a Unesc também abriu suas portas para os municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). A Sala dos Municípios foi apresentada a comunidade, com a missão de colocar a expertise da Instituição à disposição das gestões municipais e lideranças comunitárias.

Para o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, estas ações se somam a um planejamento feito para as pessoas e concretizarão um futuro brilhante. “É um movimento necessário, presente nas mais diversas áreas da Universidade. Os investimentos poderão ser percebidos em mais qualidade nas propostas da Instituição e na garantia de uma Unesc fortalecida para um 2020 repleto de boas expectativas”, destacou.

Uma Unesc para as pessoas

Em 2019 foram concretizados programas que buscam qualificar o ambiente de vida, como o Acolher, Unesc Bike, Viva Bem e Somos. Também foram instaladas redes de descanso, rampas de acesso em todas as calçadas do campus, piso tátil em toda a Universidade, duas novas salas para os professores foram criadas, além de reformas nas já utilizadas. Novos bebedouros foram adquiridos e os professores e funcionários comemoraram um novo Centro de Integração e Convivência. O site da Unesc também recebeu investimento em acessibilidade que será disponibilizado no início de 2020. 

Ações pela educação

Para garantir a excelência no ensino, a Unesc passou a ter uma nova sala de coworking, salas de aula foram reformadas, novos espaços dedicados a incubadoras de empresas foram criados, um Centro de Simulação Médica foi construído, assim como a construção e revitalização de espaços dedicados a estudantes nos hospitais São José, Materno Infantil Santa Catarina e São Donato. Além disso, 700 novos computadores foram adquiridos, uma Biblioteca Digital, com mais de oito mil obras, foi entregue a comunidade acadêmica, a plataforma Moodle foi implantada e o Ensino à Distância foi renovado com o Unesc Virtual.

Em destaque, o Inova Unesc – Programa de Inovação Curricular e Pedagógica foi pensado com ainda mais ênfase. Seu objetivo é promover a inovação pedagógica e curricular dos cursos, por meio de ações relacionadas à organização didático-pedagógica dos projetos pedagógicos, à profissionalização docente e à melhoria contínua da infraestrutura empregada no processo de ensino e aprendizagem.

Investimentos em infraestrutura

Nos espaços físicos da Instituição também é possível perceber melhorias. Novas passarelas entre os blocos da Instituição foram construídas, os auditórios P, Ruy Hulse e O foram reformados, assim como os refeitórios do Bloco S e Administrativo, todos os banheiros, estacionamentos, telhados e academia. Os Blocos Administrativo, do Estudante e outros diversos prédios receberam novas pinturas. A Centac (Central de Atendimento ao Estudante) foi ampliada, a iluminação renovada, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) recebeu melhorias e a construção de uma nova fachada para o Colégio Unesc e um novo Auditório para 300 pessoas já estão em andamento. Outra novidade esperada pela comunidade acadêmica são os totens de geolocalização, que mostrarão os acontecimentos do dia a dia da Instituição.

Excelência na gestão institucional

Movimentos internos na Universidade também foram realizados, com novos setores e investimentos em pesquisa interna e externa. Os espaços agora recebem atenção especial da equipe de Salas e Materiais. Novos pesquisadores estão colaborando com o desenvolvimento de estudos na Instituição e a equipe técnica administrativa também foi reforçada.

Segurança e logística

Além de pensar na qualidade do ambiente de vida, nos espaços físicos e no ensino, o ano de 2019 também foi de atenção à segurança. O campus passou a contar com 62 novas câmeras de alta tecnologia, 24 postes de iluminação e um plano de segurança. Além da vigilância contar com um carro para patrulha, também foi feita a aquisição de uma moto. A frota de veículos recebeu seis novos automóveis e um trator para o corte de grama na Instituição.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de dezembro de 2019 às 20:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário