AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e Iparque presentes em evento internacional

Unesc e Iparque presentes em evento internacional
Gustavo Simão representou a Universidade durante o 6º Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, em Minas Gerais (Foto: Reprodução) Mais imagens

A Unesc esteve presente no 6º Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (CIMAS). Realizado entre os dias 18 e 19 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o evento contou com a apresentação de três trabalhos desenvolvidos na universidade.

Focado em tendências atuais e futuras técnico-científicas de alta qualidade ligadas ao meio ambiente subterrâneo, o CIMAS reuniu especialistas do setor hídrico subterrâneo do Brasil e do exterior.

Durante os dois dias de evento, representantes de universidades, legisladores, reguladores, empresas de mineração, consultores e prestadores de serviço puderam trocar informações e experiências de pesquisa e desenvolvimento. Quem representou a Unesc foi o geólogo do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, Gustavo Simão.

Para ele, a participação engrandeceu tanto o trabalho das pesquisas apresentadas pela Unesc quanto o de outros pesquisadores presentes no evento. “Representar o Iparque e a Unesc é uma satisfação, e o momento não poderia ser melhor, já que o evento envolve troca de conhecimento e experiências, além de termos a oportunidade de expor trabalhos de alta relevância desenvolvidos pelo CPEA”, afirmou Simão.

Eventos como o CIMAS, de abrangência internacional, apresentam facilidade para conectar pesquisadores do setor técnico de diferentes partes do Brasil e do mundo. “Pudemos compartilhar vasta experiência e cases de sucesso dos trabalhos desenvolvidos pelo Iparque e Unesc no âmbito de diagnósticos ambientais e projetos de recuperação de áreas impactadas, com destaque para os impactos associados à mineração”, ressaltou Simão.

Os trabalhos apresentados foram: “Avaliação de valores de background geoquímico de parâmetros relacionados à contaminação por carvão na cidade de Criciúma, Santa Catarina”; “Técnicas de recuperação ambiental em área degradada pela disposição inadequada de rejeitos piritosos de mineração de carvão associados a resíduos sólidos urbanos” e “Avaliação da condutividade hidráulica em áreas de mineração de carvão a céu aberto por meio de ensaios de slug test”, sendo este último, resultado de uma parceria entre o CPEA/Unesc e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de novembro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário