AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sala Edi Balod recebe exposição “Laborativo Unboxing” nesta sexta-feira

Sala Edi Balod recebe exposição “Laborativo Unboxing” nesta sexta-feira
Trabalho de Mauricio Bittencourt estará no espaço até o dia 14 de novembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura da Unesc, recebe a partir desta sexta-feira (1/11) a exposição Laborativo Unboxing, do artista Mauricio Bittencourt. Mauricio é egresso do curso de Artes Visuais e teve o projeto de ocupação aprovado pelo edital 191/2019. A abertura oficial da mostra será realizada a partir das 19h30 desta sexta-feira.

A exposição Laborativo Unboxing é um desdobramento da obra Laborativo Inbox (2015), que participou do Projeto “Galeria de Arte vai à Escola” do SESC Criciúma, circulando por escolas do município.

Conforme o artista, trata-se de um objeto-caixa (urna) composto por gavetas que são entradas (inbox) e saídas de informação. “A caixa dá e pede em troca, assim como nas relações humanas. Ela pede e dá ideias, sugestões, reflexões, busca ser agente transformador de sujeitos e em contrapartida ser transformado por ele por meio de sua urna coletora”, descreve no projeto.

De acordo com Mauricio, a partir da coleta da urna, obra que esteve em circulação durante o ano de 2015, ele busca num jogo de reduzir-ampliar, modificar e ressignificar as ações de coletivo e coleta. “Como uma capsula do tempo, que coletou resposta às questões - Dê um Conselhos – Resolva uma Inconveniência – O que refletiu?, ela é aberta para ser catalogada. A urna é transformada em relíquia, sendo apresentada ao centro da exposição. Nesta nova proposta, a ideia é que o público visitante pegue as respostas que foram depositadas na caixa em 2015 e espalhem por três paredes da Sala Edi Balod, catalogando-as nas categorias Conselho/Resolução/Reflexão, criando através dessa ampliação uma nova dimensão para as respostas coletadas”, completa.

Ainda conforme o artista, seguindo seu caráter colaborativo, a exposição propõe também que os visitantes adicionem respostas às categorias, rompendo com o caráter documental e criando uma ficção atemporal de respostas e soluções utópicas (im)possíveis.

O material estará no espaço até o dia 14 de novembro. A Sala Edi Balod recebe visitantes nas segundas, quintas e sextas-feiras das 14h às 18h, na terça-feira das 14h às 22h e na quarta-feira das 9h às 18h.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de outubro de 2019 às 18:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário