AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dia do Professor: Sonhos de transformar realidades

Dia do Professor: Sonhos de transformar realidades
Estudantes lutam pela realização do sonho de comandar salas de aula e oferecer oportunidade de conhecimento aos seus alunos (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Em pouco tempo os acadêmicos Denis Vieira Moraes e Bruna Antunes serão dois dos novos representantes da Universidade plantando sementes de conhecimento. Os alunos, da 7ª e 8ª fases do curso de Pedagogia, respectivamente, têm em comum o sonho de fazer a diferença na vida das pessoas por meio da educação e é por esse motivo que correm atrás da realização no dia a dia da graduação.

Para Bruna, o desejo de ensinar surgiu bem cedo. Conforme ela, ainda quando criança ao brincar com as amigas ou a irmã, seu papel preferido sempre foi o de professora. “Sempre me vi fazendo isso, pois, para mim, essa seria a melhor das profissões. Na hora da escolha profissional não tive dúvida. Era isso”, destaca.

No caminho que já trilhou na área enquanto estagiária, Bruna já adquiriu experiências que lhes mostraram mais de perto como é a prática da docência. “Eu pude ver que ser professora é ainda muito mais do que imaginava. É uma grande responsabilidade ser a figura que é referência para as crianças, mas é maravilhoso saber que podemos transformar o mundo delas com o que ensinamos”, completa.

Já para Denis, o caminho para a Pedagogia foi se trilhando ao longo do tempo, sendo iniciado antes mesmo da graduação. “Aos 15 anos comecei minha história sendo voluntário em um projeto. Ali tive o primeiro contato com alunos e foi muito gratificante. Com essa experiência já pude sentir o gosto de ver alunos crescidos, na graduação e levar o orgulho de ter feito parte disso. Assim vai ser também após a formação e nos anos seguintes”, salienta.

Entre as expectativas para a carreira que escolheram os dois trazem uma certeza: será repleta de desafios. Entre eles, para Bruna, estará a missão de mostrar realidades por meio da vida real e fora das “telinhas”. “As crianças gostam muito das tecnologias e estas podem ser nossas aliadas de alguma forma, mas ainda assim temos o desafio de atrair os alunos para outros tipos de vivência fora do mundo virtual”, aponta.

Apesar da mudança constante e de tantas incertezas no que diz respeito, inclusive, com relação à política educacional, Denis se mantém firme em sua escolha. “Nós sabíamos que ser professor não é tarefa fácil. É preciso amar muito e nós amamos. Vamos nos dedicar e mostrar aos nossos educandos as possibilidades que esse mundo oferece. Isso não tem preço”, completa o acadêmico.

Experiência na formação de professores

Quem recebe os acadêmicos apaixonados por educação e ávidos pelos conhecimentos em prol da formação como professores sabe a alegria que é enxergar esse desejo vivo nos jovens. Coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo acompanha de perto a evolução dos estudantes desde a chegada como calouros até a formação e, ainda mais, enquanto profissionais do mercado de trabalho.

Para ela, os desafios que o momento atual impõe serão superados com naturalidade. “Temos provocações diferentes na realidade de hoje, é claro, mas os alunos que chegam também já são diferentes e têm outro pensamento. Desta forma, a própria academia vai se renovando e se preparando para, juntos, encontrarmos as soluções necessárias”, salienta.

O esforço do curso diante deste cenário, conforme Gislene, é para garantir a formação de profissionais preparados para lidar com situações que não sejam ideais. “Além de estarem prontos para educar nos ambientes e com os alunos ‘ideais’, prezamos pela formação de competências que os façam dominar situações que fujam do básico, desde ambientes diferentes até alunos com alguma necessidade especial. Os professores precisam saber lidar com diferentes realidades”, completa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de outubro de 2019 às 16:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário