AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ser professor: orgulhos, desafios e recompensas

Ser professor: orgulhos, desafios e recompensas
Papel do educador sofre mudanças ao longo do tempo e tem importância cada vez maior (Foto: Divulgação) Mais imagens

A missão de ensinar sempre foi nobre. Se no passado as condições eram precárias, o acesso à informação era difícil e cabia ao professor dar aos alunos toda a visão de mundo, hoje, para muitos, a realidade é diferente. As informações são bombardeadas a todo o tempo e cabe ao mestre, o professor, ensinar lições que vão desde a filtragem de tanto conteúdo até a autonomia para utilizar com sabedoria as ferramentas que são acessíveis a cada um dos estudantes. Diante de um cenário de intensas mudanças, o que não muda, no entanto, é a importância do papel do professor na formação de verdadeiros cidadãos.

Em um cenário em que exercer a profissão de professor já é um desafio, a missão de formar os professores de um futuro próximo é ainda maior. A Unesc, instituição que já formou mais de 35 mil profissionais ao longo dos seus 51 anos de história, deixa a cada semestre sua contribuição para a educação de toda a região ao entregar muitos profissionais preparados para encarar a sala de aula e oferecer aos alunos o que há de mais precioso: a educação. Seja por meio dos cursos de licenciatura ou na docência das mais variadas áreas, o fato é que a Unesc tem sua digital em milhares de professores que ajudaram a construir histórias ao longo desse tempo.

Tal papel, para o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, exige preparo e engajamento de toda a Instituição com foco na formação de profissionais protagonistas em seus cenários. “Vivemos em um momento histórico de complexidades. A velocidade da informação, das mudanças e do desenvolvimento tecnológico são intensas, o que requer da Universidade a formação de cidadãos atuantes, para além das competências profissionais, também fundamentais. Aí está o protagonismo do professor do século XXI, realizar a curadoria do conhecimento, apresentar situações de aprendizagem, apresentar valores humanos que favoreçam o respeito a diversidade e as diferenças”, salienta.

O perfil do professor formado na Universidade, conforme Marcelo, deve ir muito além do domínio do conhecimento. “Ser responsável pela formação inicial de novos professores que atuarão no cenário educacional é estar engajado também com uma formação ética, que promova o senso crítico, a autonomia, a consciência socioambiental, a criação e a solidariedade. Que consiga de modo transversal a aprendizagem impulsionar saberes que contribuirão na produção de sujeitos com maior sintonia com o contexto social, cultural, econômico e histórico em que vivem”, acrescenta.

Com um papel ainda mais intenso nos dias atuais, de acordo com a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o professor assume a missão de contribuir com a formação de profissionais a partir da mediação do conhecimento e estimulo a formação contínua. “O professor assume o papel de mediador, que estimula os estudantes na busca por conhecimento, estimula a criatividade. Em nossa realidade, contamos com docentes dispostos a atuar na construção do conhecimento pautado na aplicação técnica e humana para a transformação da realidade”, salienta a pró-reitora.

Apesar de tantas mudanças no que diz respeito à educação, para Indianara, o nobre papel de compartilhar conhecimento e recebê-lo em troca sempre será honroso. “O professor trabalha para sua formação e seu desenvolvimento e, na medida que em busca o desenvolvimento de outras pessoas, ele também evolui, o que forma um ciclo virtuoso que contribui sobremaneira para o desenvolvimento comum. Ser docente é ter coragem, é agir pelo exemplo, assumindo grandes responsabilidades que lhe trazem muitas alegrias e satisfação pessoal e profissional”, completa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de outubro de 2019 às 16:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário