AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe Seminário 1000 Dias, com lideranças da Amrec e Amesc

Unesc recebe Seminário 1000 Dias, com lideranças da Amrec e Amesc
Evento é uma parceria entre a Universidade e a Rádio Eldorado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (30/9), o primeiro encontro do Seminário 1000 Dias. A parceria entre a Universidade e a Rádio Eldorado tem o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas pelos governos municipais da Amrec e Amesc durante os 1000 de gestão, completados em 28 de setembro. As atividades do Seminário seguem até esta quarta-feira (2/10), entre 8 e 10 horas, durante o Programa João Paulo Messer, da Eldorado, e serão transmitidas pelo site.

Clique aqui para assistir ao primeiro dia do Seminário

O primeiro encontro teve a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, da coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, do prefeito de Tubarão e presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Joares Ponticelli, do presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do presidente da Amesc e prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, do vereador de Criciúma, Aldinei Potelecki, do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostim, do presidente do Observatório Social, Sinésio Volpato e do vice-presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Durante os diálogos, o tema Educação também entrou em pauta e os participantes frisaram a importância da participação da Universidade no desenvolvimento regional, tanto na formação de novos profissionais quanto na capacitação dos já formados e dos gestores e lideranças, além dos projetos que utilizam a expertise da Instituição.

Durante o Seminário, a coordenadora da Sala dos Municípios falou sobre o projeto da Unesc que busca desenvolver as potencialidades da região. “Entendemos que o desenvolvimento dos municípios passa por conhecimento e a Universidade está aberta para parceiras para capacitação e formação, além de consultorias. O projeto Sala dos Municípios tem o objetivo de levar todo o cabedal de conhecimento e possibilidades da Unesc”.

A reitora da Unesc afirmou que é uma honra para a Instituição fazer parte do Seminário e debater temas relevantes aos municípios. Luciane falou também da chegada da Unesc em Araranguá, com cursos de graduação presenciais e a distância, pós-graduação, cursos de extensão e de idiomas e do estreitamento de laços entre a Universidade e os municípios do Extremo Sul catarinense.

Segundo ela, a Universidade precisa dialogar com a região e não pode apenas produzir conhecimento para ficar dentro de seus muros. “A Unesc tem um papel muito importante na nossa região. Ela nasceu por um desejo da comunidade e é de cada um. Não forma somente profissionais que irão receber um diploma profissional, mas oferta mais para a população. Reinveste os recursos em projetos que beneficiam os municípios. Hoje temos o maior Parque Científico e Tecnológico vinculado a uma Universidade em Santa Catarina, mais de 200 projetos de intervenção comunitária e mais de 370 projetos de pesquisa”, enumera.

Luciane ponderou ainda que as universidades são fomentadoras importantes do conhecimento e que não há potencializador de negócios já existentes e nem atração de novos investimentos se não houver um sistema educacional com uma Educação Básica e superior de qualidade.

O Seminário 1000 Dias continua na manhã desta terça-feira (1º/10), quando serão entrevistados prefeitos dos municípios da região Carbonífera e profissionais da Unesc. Na quarta-feira, além dos prefeitos da região do Extremo Sul, participam ainda secretários municipais de quatro áreas: Educação, Saúde, Planejamento e Turismo.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário