AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc firma Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal

Unesc firma Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal
Universidade formalizou parceria voltada ao curso de Ciências Contábeis na noite de quarta-feira (18/9) (Fotos: Mayara Cardoso / Vitor Netto) Mais imagens

Foi oficializada, na noite desta quarta-feira (18/9), a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Unesc e a Receita Federal por meio do curso de Ciências Contábeis. O Termo, assinado no Gabinete da reitora Luciane Bisognin Ceretta, concretiza a criação do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a Instituição, com o objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

A oficialização da parceria, que fez parte da programação da 26ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc, contou com a presença do Delegado da Receita Federal do Brasil de Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira. Além de ter sido recebido no gabinete para encontro com a reitora Luciane, com a pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti e com os representantes do curso, Saulo participou da palestra da noite no Auditório Ruy Hülse e apresentou o projeto aos acadêmicos.

Nomeado pela coordenação, o responsável por colocar o NAF em prática na Universidade será o professor Leonel Luiz Pereira, figura também apontada como fundamental na consolidação do projeto.

Outro patamar para o curso

Para a coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, a assinatura do Termo de Cooperação marca um novo momento para os acadêmicos e professores. “É com muita satisfação que estamos vendo o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal se tornar realidade. Essa parceria vai colocar o nosso curso em outro patamar. Ela será importante principalmente para desenvolver nos estudantes competências diversas para além da nossa matriz curricular. É mais uma grande oportunidade para os acadêmicos irem além”, salienta.

De acordo com Milla, o projeto que envolverá os acadêmicos por meio da extensão estava nos sonhos da equipe desde 2016, quando a egressa Fernanda Pires usou a temática de um Programa de Extensão em Gestão Contábil na sua pesquisa de conclusão do curso. “Ela precisava de um tema para estudo e, ao pensar sobre o assunto, identifiquei que o curso de Ciências Contábeis não contava com um projeto de extensão que colocasse os alunos em contato direto com a comunidade desta forma. Foi quando propus a ideia, ela topou e fez uma pesquisa embasada nessa proposta, incluindo a possibilidade de instalação de um NAF”, relembra a coordenadora.

Após três anos de trabalho em outros setores de necessidades dos estudantes, conforme Milla, em 2019 a equipe de coordenadores foi instigada a buscar a inovação. “Recebemos essa missão do nosso diretor de Ensino, que nos indicou a necessidade de ir além, de desenvolver competências e atitudes em nossos estudantes, que chegam com pique na Universidade. Desta forma fomos em busca de projetos que estavam em espera para serem implantados. Esse foi um deles e felizmente já é realidade”, completa.

A parceria, para o delegado da Receita Federal do Brasil de Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira, demonstra o padrão de eficiência e qualidade da Unesc. “A comunidade está de parabéns por ter uma Universidade comunitária construída por pessoas dedicadas. A Unesc, com esse alto padrão, já estudou o Núcleo e quando chegamos aqui estava tudo pronto para que pudesse ser implantado. Agora ele já existe aqui”, salientou.

A noite especial para o curso de Ciências Contábeis contou ainda com a palestra de Geraldo Paes Pessoa, Analista tributário e Agente da Recita Federal do Brasil em Araranguá. Ele tratou sobre a temática Educação Fiscal e Cidadania.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de setembro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário