AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Programa de Orientação Profissional realiza atividades durante o Unesc Profissões

Programa de Orientação Profissional realiza atividades durante o Unesc Profissões
Professores e estudantes de Psicologia ajudam estudantes a identificarem áreas de maior interesse (Fotos: Marvin Fortes, Milena Nandi e Vitor Netto) Mais imagens

Como o maior evento para concluintes do Ensino Médio do Sul do Estado, o Unesc Profissões não poderia deixar de colaborar com a escolha profissional daqueles que passaram e vão passar pela Universidade nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/9). Por isso, o POP (Programa de Orientação Profissional) está recebendo estudantes do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa etapa, com aplicação de testes e diálogo com professores e acadêmicos do curso de Psicologia. Tudo para colaborar no processo de decisão da carreira a seguir.

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Milene Alves Sparremberger, 18 anos, veio de Torres na manhã desta quinta-feira para participar do Unesc Profissões. Ela e seus colegas de aula realizaram Trilhas Interativas, visitaram os estandes dos cursos no Ginásio José Antônio Carrilho e também passaram pela tendo do POP. E para Milene, a primeira vez na Unesc já foi importante para a escolha da carreira. “Eu gosto de coisas ligadas à arte e havia pensado em fazer Design. Aqui eu conheci mais sobre os cursos de Design de Produto e de Moda, Teatro e Artes Visuais, tirei dúvidas e passei pela orientação profissional. Fazendo o teste, analisando o resultado e conversando com o pessoal do POP, me senti mais segura para fazer a minha opção”, conta.

Uma das pessoas que recebeu Milene e seus colegas, foi a acadêmica da quarta fase de Psicologia, Sarah Dagostim Ferraz. Ela já esteve do outro lado e quando era estudante do Ensino Médio do Colégio Unesc, também participou da orientação profissional oferecida durante o Unesc Profissões. “Quando eu era aluna do Colégio Unesc aproveitei muito o evento para conhecer mais sobre os cursos e participar de orientação profissional e hoje vejo o quanto foi importante para a minha escolha. Percebemos que muitos alunos chegam aqui focados apenas no vestibular e não param para observar todas as oportunidades. Com a feira eles têm a possibilidade de ampliar essa visão”.

Segundo a coordenadora do POP, Denise Neurenberg, para escolher é preciso primeiro se conhecer. “Os estudantes têm acesso fácil a informações sobre as áreas de atuação profissional, mas de maneira superficial. As profissões tradicionais se ampliaram e hoje temos mais de 200 opções. É preciso ter conhecimento sobre as diversas possibilidades, mas é extremamente necessário se observar melhor e analisar do que se gosta”, afirma a professora da Unesc.

Denise ressalta ainda que é comum que mesmo pessoas já atuantes no mercado de trabalho queiram mudar de área ou de carreira. “O mundo está em constante mudança e temos que nos adaptar. Durante a vida a pessoa pode desempenhar várias funções dentro de uma mesma área profissional ou querer mudar totalmente. É comum que pelo menos de 10 em 10 anos movimentos desse tipo ocorram”.

Unesc Profissões

Em dois dias de evento, a Unesc recebeu quase 6 mil visitantes – entre turmas do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa fase – para conhecerem as oportunidades que a Instituição oferece no ensino presencial e a distância. Os visitantes da Amrec, Amesc, Amurel e de municípios do Rio Grande do Sul foram recepcionados em um ambiente futurístico, com realidade virtual e apresentação de robôs, além de experimentos e conhecimento de todos os cursos de graduação e pós da Unesc.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketin
g

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de setembro de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário