AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Universidade lança oficialmente Biblioteca Digital

Universidade lança oficialmente Biblioteca Digital
Reitoria apresentou plataforma digital na noite desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc lançou oficialmente na noite desta terça-feira (6/8), a Biblioteca Digital Universitária, com um acervo de mais de 7,5 mil livros disponíveis para acadêmicos, professores e funcionários da Instituição. Os e-books poderão ser acessados gratuitamente em qualquer hora, dia e lugar, bastando apenas que a pessoa tenha um dispositivo conectado à internet.

A plataforma digital contempla diversas áreas do conhecimento entre livros técnicos e acadêmicos de mais de 20 selos editoriais. Além disso, a Unesc contratou 12 mil licenças, o que significa que mais de um usuário poderá acessar a mesma obra de forma simultânea.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a Biblioteca Digital faz parte do projeto institucional de inovação curricular e pedagógica e é uma grande conquista para a Instituição, colaborando com as atividades acadêmicas. “Este é um marco importante para a Unesc e demonstra a preocupação de uma Universidade Comunitária em reinvestir na Instituição. A Biblioteca Digital Universitária é motivo de alegria para a comunidade acadêmica pois permitirá um acesso diferenciado ao conhecimento e irá contribuir com a qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma. A reitora ainda salientou a importância da plataforma digital como apoiadora dos cursos de graduação, pós e extensão na modalidade a distância oferecidos pela Universidade.

A coordenadora da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, Elisângela Just Steiner, lembrou que as duas bibliotecas, física e digital, irão trabalhar em conjunto para ampliar o rol de serviços oferecidos. “Estamos radiantes com esta novidade, que é muito representativa para a comunidade acadêmica. Somos uma grande Biblioteca de uma grande Universidade”.

O lançamento da Biblioteca Digital da Unesc contou ainda com a presença do vice-reitor, Daniel Preve, da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, do Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feudhaus e do gerente de Inovação da Unesc, Evanio Nicoleit e teve a apresentação da Cia de Dança Unesc. 

Múltiplas formas de navegação

A plataforma digital é prática e de fácil uso e poderá ser acessada a partir do site da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc. Além disso, o usuário poderá fazer a pesquisa por título ou autor. Basta colocar o código e senha que cada acadêmico ou colaborador da Instituição já possui.

O leitor terá múltiplas formas de navegação dentro da obra, incluindo o sumário e o campo pesquisar, para encontrar termos dentro do livro e poderá marcar páginas, destacar partes importantes, incluir notas e comentários. Além disso, contará com a ferramenta leitura em voz alta, o que amplia a possibilidade de acesso também para pessoas com deficiência visual, por exemplo. Todas as informações ficarão salvas no login da pessoa para acessos posteriores e podem ser compartilhadas entre os leitores daquela obra.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de agosto de 2019 às 21:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário