AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fórum Rincão do Amanhã: Comunidade e lideranças reunidas para pensar o futuro do município

Fórum Rincão do Amanhã: Comunidade e lideranças reunidas para pensar o futuro do município
Evento ocorreu na manhã deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Fórum Rincão do Amanhã, realizado neste sábado (29/6) em Balneário Rincão, convidou um público de mais de 600 pessoas – presente no evento, além das que acompanharam a transmissão ao vivo pela Unesc TV – a refletir sobre o município que querem no futuro. Entre palestras, apresentação de cases e participação de lideranças e da comunidade com sugestões, a pergunta “Como manter a economia aquecida no inverno e no verão?” foi levantada. As considerações serão levadas ao debate entre entidades e lideranças do município, com o objetivo de pensar estratégias e ações que colaborem com o seu desenvolvimento.

O evento é uma iniciativa da Unesc em parceria com a Rádio Som Maior, Portal 4oito, Tribuna de Notícias, prefeitura de Balneário Rincão e Samae do município.

O Fórum Rincão do Amanhã foi apresentado por Adelor Lessa e teve a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; do prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio; do executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região da Foz do Rio Itajaí, João Luiz Demantova; da deputada estadual Paulinha; do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Pedro Luiz Kestering; dos professores da Universidade, Eder Frank e Igor Drudi; do responsável pelo Setor de Captação de Projetos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Tales Garcia Antunes; e da coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe. 

Palavras como turismo, atrair, renda, projeto, opções, investir, cursos, atrações e comércio estiveram entre as lembradas pelos participantes do evento, que encaminharam as sugestões por WhatsApp.

Durante o Fórum, Drudi fez uma dinâmica para que os participantes debatessem em duplas o que é necessário para dar uma nova energia para o Balneário Rincão. A comunidade presente pode se manifestar e apresentar as suas sugestões e considerações.

Prioridades


As contribuições vieram também de quem não estava no evento. Um canal, pelo Whatsapp, foi disponibilizado para que os ouvintes da Rádio Som Maior e os telespectadores da Unesc TV pudessem interagir e ajudar a pensar o futuro da região. Toda a movimentação foi monitorada pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e pelo GPMEQ (Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados), e as informações, organizadas em forma de gráfico com as prioridades.

Das interações, o resultado de “Como manter a economia aquecida no inverno e no verão?” foi:

25% Lazer, recreação e qualidade de vida;
23% Infraestrutura;
20% Outros;
11% Educação;
8% Setores de serviços, comércio e indústria;
8% Gestão de recursos naturais e meio ambiente;
5% Plano de desenvolvimento econômico.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta considerou o Fórum um sucesso, pela interação e contribuições da comunidade e pelo debate implementado. “A participação das pessoas e a sinergia de todos que estão aqui com um objetivo comum foi intensa. O desenvolvimento de uma cidade balneária atrai investidores, fortalece os negócios que já estão implantados, amplia a qualidade de vida e por conta disso, a Universidade não poderia deixar de olhar para o Rincão com essas possibilidades”, afirma a reitora da Unesc.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2019 às 15:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário