AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc celebra 51 anos de história e contribuição ao desenvolvimento do Sul catarinense

Unesc celebra 51 anos de história e contribuição ao desenvolvimento do Sul catarinense
A Universidade possui 13 mil alunos, divididos em cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado (Foto: Arquivo) Mais imagens

O mês de junho há 50 anos tem uma conotação especial no Sul de Santa Catarina. Trata-se do aniversário da Unesc. Oficialmente, o dia 22 deste mês marca o aniversário de criação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), que deu origem e é mantenedora da Universidade. A Fucri foi criada em 22 de junho de 1968, pela lei municipal n. 697, com cursos voltados para o Magistério e de cunho comunitário.  

Nesta data, ao completar 51 anos, a Unesc se consolida como a Universidade Comunitária do Sul Catarinense. Em sua missão de “Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”, a Instituição se faz presente na vida em sociedade, contribuindo com avanços no passado, se solidificando no presente e vislumbrando um futuro grandioso. “Ao olhar para a trajetória destes 51 anos, temos a certeza de que a Unesc foi protagonista para o crescimento da nossa região e para a história das pessoas. Aqui, neste campus, o conhecimento toma forma e vai para além de nossos muros, transformando-se em cuidados, serviços, inovação, tecnologia e, acima de tudo, qualidade de vida”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Há exatamente 51 anos o Sul de Santa Catarina era presenteado, em sua busca por uma Instituição para ser a base de seu crescimento. A necessidade local de profissionais com expertise e consciência social, deu origem a primeira escola de ensino superior da região: a Fucri.

Idealizada pelo ex-prefeito de Criciúma, o engenheiro Ruy Hülse, se transformou em Universidade do Extremo Sul Catarinense em 3 de junho de 1997, como ato unanime do Conselho Estadual da Educação.

Ao olhar para o futuro, Luciane Ceretta também relembra o impacto da Instituição para a região e vislumbra os próximos 51 anos com uma oportunidade para seguir fazendo a diferença. “No passado, no presente e no futuro. A sustentabilidade de vida foi, é e será sempre o motivo de nossa Universidade seguir criando, inovando e se reinventando. Cinco décadas se passaram, muito mais ainda está por vir, com dedicação, ensino de qualidade e promoção da qualidade de vida”, afirma Luciane.

Passado e futuro


Os desafios encarados até aqui, para Luciane, foram os mais difíceis e os responsáveis pela consolidação da Universidade. “Este momento é o fim de um ciclo e início de outro. Concluímos com primazia os 50 primeiros anos de nossa Unesc e não tenho dúvidas de que também foram os mais difíceis e intensos, em que tudo foi construído. Tivemos períodos de enfrentamentos e de grandes conquistas. Concluímos os 50 primeiros anos com o legado de cuidar e dar continuidade a um patrimônio intelectual e protagonista do desenvolvimento de nossa região e de nosso estado”, salientou.

As atenções se voltam agora, conforme a reitora, para a manutenção de nada menos que a excelência. “O foco da universidade é a excelência no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Gestão. É produzir um diálogo forte e muito alinhado com as atuais demandas da sociedade. É manter os valores inegociáveis que constituem a missão da Unesc, com um caráter humanístico muito forte, mas também com a missão de associar a tecnologia e a inovação em tudo o que faz, a fim de continuar contribuindo com o desenvolvimento”, destaca.

Ao olhar para tamanho desafio, engana-se quem pensa que a missão acaba por aí. “Além disso nosso foco sempre será também cuidar das pessoas, estabelecer a cultura empreendedora, manter a Arte e a Cultura no centro dos princípios da Universidade, ser uma referência nos atendimentos a sociedade, participar da vida da sociedade, das cidades e das pessoas”, completa Luciane.


Cinquentenário comemorado

Ao longo de todo o último ano inúmeras foram as comemorações realizadas em torno do cinquentenário da Unesc. Não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa pôde celebrar a chegada das cinco décadas da principal instituição de ensino da região.

Entre a intensa programação ao longo dos meses, o cinquentenário da Unesc contou com uma Sessão Solene do Consu (Conselho Universitário), um grande jantar comemorativo, com a realização, em parceria com a rádio Som Maior, de um show do Titãs, uma sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, uma Assembleia Geral da Amrec (Associação Dos Municípios da Região Carbonífera), uma cerimônia da Prefeitura Municipal de Criciúma, uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Criciúma, uma recepção na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Criciúma, uma Mostra fotográfica comemorativa, com a GincaUnesc, além da participação no Prêmio Acic de Jornalismo com uma categoria especial Unesc 50 anos, entre outras atividades dentro e fora do campus.

Tantas atividades, para a reitora, foram de merecimento da Universidade. “As comemorações foram justas, intensas e contribuíram para sedimentar a marca e fortalecer a identidade desta grande Unesc”, avalia.


Unesc para a vida


A trajetória de vida dentro do campus começa logo cedo. No Colégio Unesc a educação toma forma em uma escola com estrutura de Universidade. Somando ao processo, para criar pessoas com consciência de seu espaço, o Museu de Zoologia entra em cena. Em seus corredores, mais de dez mil crianças e adolescentes de toda a região aprendem a valorizar o ambiente onde estão inseridos. Nas Clinicas Integradas, é a vez da saúde ser destaque. Ali, profissionais e estudantes se dedicam diariamente ao cuidado da vida, no Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador), no Cer (Centro de Especializado em Reabilitação) e nas clinicas especializadas, onde mais de cem mil atendimentos gratuitos são realizados todos os anos.

A importância deste espaço para a comunidade é reafirmada nas Farmácias Escola e Solidária, com mais de 30 mil medicamentos doados no último ano, uma marca de um milhão de reais em remédios compartilhados de forma gratuita.

Na comunidade


A dedicação e os conhecimentos produzidos dentro do campus também permeiam outros espaços e vão além dos muros da Universidade com os projetos de extensão. Em mais de cem iniciativas, vinte mil pessoas têm suas vidas impactadas a cada semestre. As ações, desenvolvidas em mais de 30 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul, espalham serviços de saúde, informação, arte, cultura e direitos a aqueles que não tem
acesso. “É por meio da extensão que ocorrem trocas de saberes que contribuem para a formação do cidadão crítico e responsável. A prática é um importante elo entre a Instituição e a sociedade, que além de oportunizar que o acadêmico tenha conhecimento prático da realidade na comunidade onde está inserido, pode contribuir para o desenvolvimento deste espaço e para a qualidade de vida daqueles que ali estão”, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Olhar para o futuro

Ao imaginar o futuro da região, a Unesc se coloca como protagonista mais uma vez, tendo à frente a sua visão de “Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso sócio-ambiental”. Assim a Instituição promove debates, com forte participação da comunidade local, colocando em evidência os problemas que atingem a região e direciona os caminhos possíveis com o Plano de Desenvolvimento Regional. A exemplo deste compromisso, a Instituição vem desenvolvendo, desde 2018, fóruns já como Criciúma e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) do Amanhã, com o evento do Balneário Rincão já marcado para o dia 29 de junho.

No campo da ciência, o futuro também é colocado em evidência, é claro. Em reflexo, estão os mais de 400 projetos de pesquisa em andamento, que levam o nome da Unesc para além das fronteiras do Brasil e se destacam ao produzir conhecimento a nível mundial, com prêmios nos Estados Unidos e na Europa.

Educação para a vida

Quando questionado sobre o futuro, o estudante de Direito, Elias Maciel, elenca a educação como prioridade. Assim como ele, dos quase dez mil estudantes de graduação, mais de seis mil acadêmicos tem em sua bolsa de estudos a oportunidade de buscar qualificação profissional na Unesc.

Nos 42 cursos de graduação da Unesc, a infraestrutura, a qualificação dos professores, as oportunidades práticas, e a realidade comunitária reafirmam a qualidade do ensino na Universidade. Estes pontos são evidenciados pelo reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), com notas 4 e 5 – de um máximo possível de 5. O conceito é a nota final de qualidade dada pelo Ministério aos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Unesc consolida sua marca com foco na inovação

Estar entre as marcas mais lembradas de Santa Catarina, é mais um motivo de orgulho e satisfação para a Unesc. Em 2019, no ano em que celebra seus 51 anos, a Universidade tem focado em diversos projetos voltados à inovação, com investimentos nesta área acontecendo no ensino, na pesquisa, na extensão e na infraestrutura. Exemplo deste momento é o início dos trabalhos de inovação curricular e pedagógica. Neste
sentido, a Universidade trabalha na busca das novas arquiteturas curriculares e percursos formativos, propondo, discutindo e implantando novas ferramentas de ensino, envolvendo também a curricularização da extensão, internacionalização, pesquisa integrada à graduação, sempre aliados a práticas docentes inovadoras, com redes colaborativas, entre os cursos. Em paralelo a este processo, a Unesc também está implantando centros de práticas pedagógicas colaborativas e laboratório de co-criação, que será instalado no seu Parque Científico de Tecnológico, Iparque.

Aliado a tal cenário, a Universidade recebeu, no final de maio, a confirmação por parte do governo do Estado da liberação de R$ 5,8 milhões para as obras da reforma do antigo prédio do Complexo Nereu Guidi, local que abrigará o Centro de Inovação de Criciúma. A obra representa um novo momento para o desenvolvimento da região, acelerando a geração de novos negócios advindos de processos inovadores, com forte relação com as instituições educacionais da região.

Nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Unesc trabalha na formação integral, com universalidade de campos de conhecimento, flexibilidade de métodos e concepções pedagógicas, equilíbrio nas dimensões acadêmicas e forte inserção comunitária. “A qualidade do ensino da nossa universidade, pesquisa, inovação e internacionalização coloca a Unesc entre as dez instituições privadas do Brasil no quesito pesquisa, conforme o ranking do jornal Folha de São Paulo e dados do Ministério da Educação e Cultura do Brasil. Também está entre as primeiras universidades do Brasil no quesito internacionalização, num total de 43 acordos internacionais com 17 países”, explica a reitora. 

Em sua história de 50 anos a Unesc já formou mais de 30 mil alunos de graduação, mais de 800 Mestres, mais de 100 Doutores e mais cinco mil alunos pós-graduados latu sensu. Atualmente, possui um universo de 13 mil alunos, divididos em seus 42 cursos de graduação, mais de 50 cursos de Especialização presencial e a distância, sete Mestrados e cinco Doutorados, gera 1.500 empregos diretos e com 70% do quadro de professores formado por Mestres e Doutores. Ainda reforçando a sua inserção regional, em 2019 a Unesc retoma seu projeto de Ensino à Distância, de modo que disponibiliza toda a sua expertise de ensino e pesquisa para a ampliação da sua base de alunos, democratizando ainda mais a educação superior. “A Unesc mantém investimentos na manutenção da excelência acadêmica e social, com docentes que buscam sempre o melhor para que a universidade mantenha os conceitos elevados de seus cursos”, salienta a reitora da Unesc.

Unesc Virtual: nova realidade para o futuro que já começou


A Unesc inaugurou em abril de 2019, um novo tempo nos cursos de graduação, pós e de extensão na modalidade EAD (Ensino a Distância). Com material didático, professores e metodologia pedagógica totalmente da Unesc, a Instituição apresenta para o Sul do Estado, novos cursos, pensados a partir da necessidade do mercado e para que possam oferecer ao estudante toda a qualidade que a maior Instituição de Ensino Superior da região tem em seus cursos presenciais. 

Neste processo, a Universidade inaugurou o novo espaço do SEAD (Setor de Ensino a Distância), com ampliação tanto da estrutura física, com sala para tutoria, assessoria pedagógica e para os professores, quanto de equipe.Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é oferecer uma forma diferenciada de Ensino a Distância. “Depois de muito estudo, chegamos a uma proposta qualificada e diferenciada. Trouxemos algo com a expertise da Unesc, mas com os diferenciais que o EAD oferecer, sem perder a excelência”. Luciane afirma que o projeto já nasce com a perspectiva de crescimento. “Já prevemos a possibilidade de a ampliação dos cursos oferecidos, tanto na graduação, pós, cursos de curta duração, quanto nas oportunidades de parcerias corporativas”, completa.

O projeto Unesc Virtual trabalha inicialmente com dois polos. O sede, na própria Universidade, e outro na FVA (Faculdade do Vale do Araranguá), lançado já em maio em evento na cidade. O coordenador de Ensino e Pesquisa da FVA, Robson Pacheco, considera a parceria com a Universidade positiva. “Sabendo de todo o potencial que a Unesc tem, sentimos uma confiança e uma certeza de que não vai dar certo no futuro, mas, sim, já deu certo agora. Nosso intuito é fazer com que Araranguá continue a se tornar um polo educacional”, salienta.

Análise de cenários foi importante para formatação do Unesc Virtual 

Conforme o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Thiago Fabris, a formatação do projeto foi realizada a partir de um estudo sobre o comportamento do setor educacional, incluindo a parte presencial e a distância. “Nesses estudos analisamos parcerias da Unesc com outras instituições, com fundos específicos para a educação e outra opção de ir com o EAD próprio. Depois de todas essas análises é que decidimos por irmos pela nossa estrutura. Queremos oferecer um projeto diferenciado, com a marca de qualidade e credibilidade Unesc. Trabalhar com diferenciais tanto do ponto de vista de estrutura quanto da
parte pedagógica”.

Fabris explica que a estratégia do EAD está relacionada com o Sul do Estado, levando em consideração o mercado, incluindo os setores produtivo e público. “Vamos fortalecer primeiro o projeto em nível regional para depois expandi-lo. Estamos trabalhando com a solidificação da marca do Norte do Rio Grande do Sul, a partir de Torres, até Palhoça e São José, em Santa Catarina”.

Aprendizado leva em consideração a realidade regional 

A pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, explica que o projeto tem como princípio para a formação acadêmica, a problematização. “Vamos trazer aos alunos problemas que tenham relação com a nossa região, sendo isso um disparador do processo de aprendizagem. Esse é um diferencial importante do projeto pedagógico do Unesc Virtual: continuar estabelecendo relações o Sul do Estado e com as suas potencialidades”, ressalta.

Outro diferencial importante apontado por Indianara é a participação ativa dos professores mestres e doutores da Unesc, tanto na produção de materiais quando no acompanhamento dos alunos, seja no ambiente virtual seja nos encontros presenciais. Os estudantes ainda terão tutores, que são profissionais que desenvolvem atividades administrativas, de acompanhamento da frequência do aluno e do comportamento dele. A partir disso, os
professores responsáveis pelas disciplinas podem pensar melhor nas atividades a serem desenvolvidas.

“Pretendemos desenvolver um projeto onde o aluno seja instigado e possa desenvolver a autoaprendizagem, por meio de questões norteadoras e encontros presenciais que consigam fazer a articulação das diferentes disciplinas. Já temos o primeiro curso de graduação a distância, Gestão Comercial, que foi avaliado pelo MEC e recebeu nota 5 (conceito máximo). Possuímos uma trajetória em EAD e estamos agora reposicionando o projeto e adequando com articulação mais forte regional”, comenta.
 
A duração dos cursos segue as diretrizes curriculares nacionais, e todo o projeto da Unesc Virtual tem a aprovação do MEC (Ministério da Educação). O curso será dividido em dois módulos por semestre. Cada módulo, com três disciplinas e duração de nove semanas e três encontros presenciais. “Neste formato de EAD, o aluno tem a possibilidade de vivenciar o campus. Ele terá vai poder participar de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele é um aluno Unesc, que poderá vivenciar o campus de maneira virtual ou presencial”, comenta Indianara, salientando que a escolha do outro polo da Unesc Virtual, na FVA, foi realizada após uma análise de vários pontos, incluindo a estrutura oferecida pela instituição de ensino.

União de esforços em prol do Plano de Desenvolvimento Institucional

Trabalho que começou ainda em 2018, a construção colaborativa do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unesc está mobilizando toda a comunidade acadêmica e ainda a comunidade externa. O projeto parte agora para sua quarta etapa e já contou com a colaboração de centenas de pessoas dispostas a contribuírem com o futuro da Universidade. A partir da participação de alunos, professores, técnicos administrativos, colaboradores de forma geral, equipe de gestão, egressos e pela própria comunidade externa de toda a região foram elencados 26 pontos a serem debatidos em prol do desenvolvimento da Universidade. Tais itens foram foco da atenção de novas discussões, dessa vez segmentadas em grupos específicos, que apontaram fortalezas e fraquezas em cada um deles e sugestões para mudanças. “Foi um movimento muito bonito dentro da Universidade. Por alguns dias vimos o campus em torno disso, profissionais e alunos focados em discutir de forma centrada e séria o Plano que está sendo construído. Queremos que o PDI seja muito mais que um simples
documento. Estamos fazendo, de fato, um grande esforço para que todos participem e formem algo que será colocado em prática e trará os resultados esperados por toda a Universidade”, destaca a reitora.


Leonardo Ferreira e Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2019 às 09:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário