AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Primeiro dia de Pint of Science em Criciúma aborda ciência e sustentabilidade

Primeiro dia de Pint of Science em Criciúma aborda ciência e sustentabilidade
Evento realizado mundialmente conta com edição em Criciúma com apoio da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Assuntos de cunho científico que geralmente são discutidos e aprofundados nos espaços do campus da Unesc ganharam um novo local de debate nesta semana. Em torno de um ambiente de descontração, a cervejaria Blend Bryggeri, em Criciúma, recebe a primeira edição oficial do evento Pint Of Science na cidade. A ação é realizada simultaneamente em 25 países, integrando pesquisadores cientistas e a comunidade em geral, que se reúnem para expor estudos e discutir resultados de pesquisas de maneira informal em ambientes descontraídos, como bares e Pubs, propiciando um canal direto de conversa entre os cientistas e a sociedade. Em Criciúma, a Unesc é a apoiadora do evento, que acontece nas noites de segunda, terça e quarta-feira e terá acadêmicos e professores integrando as discussões ao longo de todos os dias.

Na primeira noite de Pint Of Science, o assunto principal que permeou toda a conversa foi “Ciência e Sustentabilidade por trás da Pesca e da Fotocatálise”, com pequenas palestras sobre os temas “O mar não está pra peixe: como pescar de forma sustentável?”, com o pesquisador Rodrigo Machado; “Tá nervoso? Keep Calm and... saiba mais sobre a ciência por trás da pesca”, com o professor Eduardo Guilherme Gentil de Farias; e “Fotocatálise & Sustentabilidade: vamos "passar a limpo" esse assunto!”, com o professor da Unesc, Adriano Michael Bernardin.

Entre conhecimentos dos mais variados transmitidos pelos três pesquisadores, os participantes presentes puderam aprender desde o ciclo de cardumes até os mais modernos tipos de iscas, além de detalhes da fotocatálise. Conforme o professor Eduardo, o objetivo principal foi mostrar o outro lado da pescaria vista apenas como hobby. “Espero que tenhamos mostrado que, muito mais do que uma atividade de lazer, a pesca é fonte de geração de renda, de empregos e, acima de tudo, é ciência”, salientou.

Para o coordenador do projeto em Criciúma e professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Miguelangelo Gianezini, além de todo conhecimento, as noites são de celebração. “Vamos também celebrar a perseverança, a dedicação, a criatividade dos nossos cientistas. Cientistas estes que conseguem fazer ciência mesmo com poucos recursos, poucos insumos e burocracia morosa, em especial no Brasil”, destacou.

Na avaliação do diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Oscar Montedo, este foi o primeiro dia de uma trajetória que deve se expandir ano após ano. “Para nós da Unesc é um prazer apoiar um evento como esse de caráter mundial e que promove o compartilhamento da ciência em um ambiente descontraído”, completou.

Programação


O segundo dia do Pint Of Science, esta terça-feira, abordará a temática “Se beber, não perca a memória!” e contará com as palestras “Se você não quer envelhecer e esquecer, prepare-se para morrer” com exposição da professora Josiane Budni; “Memórias: das células às recordações”, do pesquisador Gustavo Kellermann Reolon; e "O álcool pode danificar a memória? Que eu me lembre, não”, com o professor da Unesc, Eduardo Pacheco Rico.

No último dia, quarta-feira, o tema integrador será  “Animais fantásticos e onde habitam: das abelhas às baleias”. Os talks serão “As abelhas que não fazem mal também fazem mel”, das pesquisadoras da Unesc, Birgit Harter Marques e Betina Pereira Emerick; e “Por trás das ondas”, com Rodrigo Ribeiro de Freitas, também da Unesc.

A entrada é franca, com disponibilidade de 100 lugares, por ordem de chegada. Para saber mais, acesse a programação oficial.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de maio de 2019 às 22:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário