AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Confecção de abayomis mescla ensinamentos teóricos e educação prática no Colégio Unesc

Confecção de abayomis mescla ensinamentos teóricos e educação prática no Colégio Unesc
Alunos conheceram e produziram bonecas de origem africana (fotos: Wânia Ramos) Mais imagens

A abayomi simboliza a resistência, a tradição e o poder feminino das mulheres africanas. Estas bonecas, que carregam como significado “encontro precioso” no nome, foram um dos objetos de estudo da turma da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Unesc. Os estudantes conheceram o conceito das bonecas, além de produzirem as suas abayomis em uma oficina. A atividade enlaça a prática com o conhecimento teórico adquirido na palestra “África e a cultura afro-brasileira”, ministrada pela professora doutoranda Lucy Cristina Ostetto, durante as aulas de História dos alunos.

A iniciativa trouxe, também, a contextualização histórica das abayomis. “Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros, navios que transportavam os escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e criavam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuletos de proteção”, explicou a professora de História do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos.

Integração entre disciplinas, conhecimento ampliado

O estudo desenvolvido pelos alunos, bem como as atividades práticas de confecção de abayomis, fez parte do projeto interdisciplinar desenvolvido pelas disciplinas de História, Artes e Sociologia, ministradas, respectivamente, pelas professoras Wânia Ramos, Juliana Pereira Guimarães e professor Vanderlei da Silva Mendes. O projeto conta com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB) da Nossa Unesc.

“Existe a necessidade de se trabalhar nas diferentes disciplinas a história da África e da cultura afro-brasileira, não somente devido à lei 10.639/03 (que trata do ensino do tema nas escolas brasileiras), mas também para desmistificar a visão eurocêntrica passada ao longo do tempo nos livros”, ressaltou Wânia.

Indo além da teoria

Atividades práticas estão presentes em boa parte das aulas do Ensino Médio do Colégio Unesc. Uma destas práticas foi o Júri Simulado. Na atividade, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio realizaram, na aula de História, um julgamento fictício. O réu foi o sistema capitalista.

“O trabalho foi o resultado do estudo desenvolvido neste trimestre sobre a ‘Guerra Fria’. Este foi um importante momento no qual os alunos pesquisaram e usaram argumentos importantes na defesa e na contraposição ao capitalismo”, explicou a docente responsável pela disciplina.

Consciência, estudo, poder de argumentação e articulação de ideias foram alguns dos resultados alcançados pelos estudantes na atividade. “Momentos como este enriquecem e provocam a autonomia dos nossos educandos, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem”, garantiu Wânia.

Além das atividades práticas, palestras sobre temas atuais também pautam as aulas do Ensino Médio. Temas como "Liberação do uso de armas", "Policiamento, sistema brasileiro, leis de punições e as facções criminosas" e “Recuperação das áreas de mineração” recheiam a procura pelo saber atualizado dos estudantes. As palestras são realizadas por meio da parceria entre as disciplinas de História, Produção Textual e Literatura, além de contarem com pesquisadores da Unesc, especialistas nos temas abordados.
 

​Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de maio de 2019 às 20:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário