AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Criciúma

Unesc na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Criciúma
O momento foi de destacar a atuação da extensão nas comunidades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc teve sua voz ouvida mais uma vez na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Criciúma. A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e a assessora acadêmica da Diretoria, Sheila Martignago Saleh, foram ao espaço do legislativo nesta terça-feira (30/4) para destacar a atuação da extensão nas comunidades do Sul de Santa Catarina e convidar os presentes para o Dia da Extensão. “É importante estar aqui, mostrando aos representantes do povo que contribuímos e podemos fazer ainda mais”, ressaltou Fernanda.

Durante os 30 minutos de fala, as representantes da Unesc abordaram as definições da extensão, a Unesc como uma Universidade comunitária e os números da atuação na comunidade. “Receber a Unesc e poder conhecer mais esta atuação é uma honra. O trabalho e a dedicação para a comunidade é algo que orgulha toda a cidade de Criciúma”, afirmou o vereador Edson Paiol.

Atuação positiva

Em mais de 40 município do Sul catarinense e do norte do Rio Grande do Sul, os projetos de extensão da Unesc impactam a vida de 30 mil pessoas por ano, envolvendo mais de mil professores e disponibilizando 298 bolsas de estudos para alunos da graduação.

Para os próximos semestres, com a curricularização da extensão, a prática comunitária estará ainda mais presente na Instituição, com 10% da carga horária na Universidade destinada a ações em contato com a comunidade. “Quando a Unesc chega em um local, ela deixa sua herança. O trabalho realizado, pensado de acordo com a necessidade da região, modifica a realidade e ali perpetua positivamente em educação, saúde, auxílios e desenvolvimento”, destacou a diretora.

A expectativa é que o número de pessoas influenciadas cresça. Entre os dois primeiros meses do semestre, março e abril, já foram desenvolvidas nove ações e duas mil pessoas foram beneficiadas.

O vereador e acadêmico de Direito da Universidade, Marcos Meller, participou da sessão e destacou a importância da Unesc para a região. “O Sul não se imagina sem a Unesc. Quando falamos de extensão, lembramos de um importante assunto e muito fomentado na Instituição: O Artigo 170. Ele é uma luta presente que leva oportunidade de que pessoas da comunidade possam cursar uma graduação”, lembrou.

O Território Paulo Freire

Outro assunto abordado na Tribuna foi o Programa de Extensão Território Paulo Freire, um projeto que possui caráter multidisciplinar e atua dentro do território da Grande Santa Luzia. Segundo Sheila, a iniciativa abre as portas da Universidade para a comunidade e fomenta a criação de projetos pensados para a realidade da região. “Freire é o terceiro estudioso mais citado em todo o mundo e influência na educação de países fortemente desenvolvidos da Europa”, explica.

O assessor da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, também esteve presente.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2019 às 20:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário