AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aula Inaugural do PPGSCol debate o cuidado com doenças crônicas

Aula Inaugural do PPGSCol debate o cuidado com doenças crônicas
Evento teve como ministrante a doutoranda da PUC/PR, Laís Carolini Theis (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O auditório Edson Rodrigues esteve lotado de acadêmicos, professores e profissionais da Unesc para participar, na tarde desta sexta-feira (26/4), da Aula Inaugural do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). O evento contou com o tema “Avaliação e Monitoramento da implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas na 15ª região de Saúde do Paraná”, tendo como ministrante a doutoranda da PUC (Pontifícia Universitária Católica) do Paraná, Laís Carolini Theis.

O evento teve o objetivo de apresentar o modelo de atenção às doenças de condições crônicas e o LIACC (Laboratório de Inovação da Atenção às Condições Crônicas), ambos, projetos implantados no estado do Paraná.

Os projetos fazem parte da pesquisa de doutorado de Laís, coordenado em parceria com Simone Tetu Moyses, que busca estudar os resultados, no sistema de saúde do Paraná, do novo formato implantado. De acordo com a doutoranda, o modelo implantado dá assistência às pessoas, reduzindo os custos do SUS e as complicações de saúde dos pacientes.

“Muitos modelos de saúde buscam responder as condições pontuais de saúde, aquilo que está afetando no momento, porém, também é importante tratar as doenças crônicas já que elas evidenciam o maior problema de saúde pública que temos atualmente no país”, comentou.

As condições crônicas são condições de saúde que perduram por um longo tempo de vida e que trazem danos para essas pessoas, como, por exemplo, diabetes, hipertensão, condições de saúde mental como a depressão e até doenças transmissíveis, como a AIDS e a hanseníase, entre outras.

Conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, o evento abordou discussões de extrema importância. “São assuntos importantes e pertinentes para as discussões que estamos tratando dentro da Universidade, demandas que dialogamos e precisamos sempre abordar”, enfatizou.

O evento foi uma ação do PPGSCol e das residências da Unesc. A palestra contou com a presença do coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, de mestrandos, acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e profissionais da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2018 às 08:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário