AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de extensão garante conhecimento do passado da região no Lapis, da Unesc, para estudantes

Projeto de extensão garante conhecimento do passado da região no Lapis, da Unesc, para estudantes
Lapis/Arquivo Mais imagens

Abril está sendo palco para o projeto “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura Guarani nas séries iniciais” no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc. O projeto busca contar a história da ocupação indígena na nossa região e também o cotidiano do arqueólogo para estudantes do Ensino Básico e Fundamental de Criciúma e região.

Durante a última quarta-feira (17/04), o Lapis recebeu 23 alunos do 6º ano da Instituição Padre Francisco Bertero, de Criciúma. “O objetivo é trazer os alunos para dentro da Universidade, para que eles possam conhecer, de maneira lúdica, as pesquisas arqueológicas desenvolvidas no Lapis”, coloca o coordenador do projeto e do Lapis, Dr. Juliano Bitencourt Campos. O laboratório é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc.

As atividades com os estudantes são desenvolvidas nos espaços escolares e também no Lapis, sempre adaptadas para a faixa etária dos participantes. “São contextualizados os diferentes grupos humanos, seguido de atividades e debate sobre o assunto”, coloca. Os alunos participam de oficinas de escavação arqueológica, pintura rupestre e produção de vasilhames cerâmicos. “Assim, o projeto consegue alinhar o conhecimento teórico com o prático”, complementa Campos.

O projeto foi aprovado no Edital Nº 200/2018 - Proacad (Pró-Reitoria Acadêmica) - Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias - Programa Institucional de Projetos de Extensão, conduzidas pelo Prof. Dr. Juliano Bitencourt Campos e pelas bolsistas pesquisadoras do Lapis, Eloisa de Figueredo e Francine Lunardi Calegari, acadêmicas do curso de Geografia. Escolas interessadas em participar do programa podem entrar em contato com a equipe de Educação Patrimonial do Lapis, através do telefone (48) 3444-3761 ou pelo e-mail lapis@unesc.net. É possível marcar visitas entre março e dezembro deste ano.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de abril de 2019 às 17:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário