AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Empreendedorismo e criatividade no último dia de Unesc Summit

Empreendedorismo e criatividade no último dia de Unesc Summit
Sábado contou com palestra, workshop e oficina (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Como somar ideias e ações para começar a empreender? Foram perguntas como esta que o Unesc Summit buscou responder, durante um sábado (13/4) voltado à criatividade e ao conhecimento. O evento iniciou na sexta-feira (12/4) com uma conversa sobre economia criativa. Leia aqui.

Na manhã de sábado, no Auditório Edson Rodrigues, a farmacêutica e instrutora formada pelo Mindfulness Trainings International, Fernanda Nath Garcia Neto, compartilhou sua experiência na palestra “Mindfullness – A chave para o manejo das distrações”. “Nunca se viveu momentos tão acelerados e de mudanças rápidas de realidade como agora. São informações acumuladas, acesso fácil a distrações e uma busca pessoal constante por conquistas. O resultado é o cérebro sempre em movimento”, explica a palestrante.

Fernanda conta que esta realidade, além de ser uma barreira ao foco, pode causar problemas de saúde mental. Segundo ela, pesquisas apresentam dados de modo que nove entre 10 pessoas demonstram ansiedade e 47% dos participantes tiveram sintomas de depressão. “No local de trabalho, por exemplo, a ansiedade e a depressão se somam, ocasionando uma barreira de criatividade, concentração e até dificuldade para desenvolver tarefas simples. As pessoas estão presentes, mas não aptas a produzir”, esclarece.

Mindfullness como ferramenta de atenção

A rotina, de horários e ocupações, leva o corpo a um piloto automático que recebe estímulos de memórias e padrões que removem o foco do contexto inserido e mecaniza as ações. Para buscar o sucesso dentro desta realidade, a instrutora explica que a receita é simples e passa pela busca constante da consciência momentânea do presente, lidando com distrações e estímulos memoriais.

“O Mindfullness está dentro de nossa mente, temos apenas que encontrar esta capacidade de escolher o agora como objeto de atenção plena. Também é importante ter consciência de si e suas capacidades, sabendo que o corpo precisa de descanso, não apenas dormir, mas longe de distrações, como o celular”, destaca.

Os quatro passos para a atenção plena

1 – Criar a intenção de ter foco no agora, dispondo a mente a um único objetivo.
2 – Buscar um objeto, entre respiração ou parte do corpo, como foco. “O corpo e a respiração estão sempre no presente. A mente pode divagar, mas estes dois elementos sempre estão aqui”, explica Fernanda.
3 – Perceba sua distração de forma consciente. “Divagar faz parte do processo. Sempre estamos pensando e divagando, já que o cérebro está sempre em funcionamento”, afirma a palestrante.
4 – Ação com gentileza. “Percebeu que se distraiu? Com gentileza retorne sua atenção ao seu objeto. Tenha consciência de se recolocar no agora de forma natural e simples”, conclui a instrutora.

Durante a palestra, Fernanda desenvolveu atividades teóricas e práticas, aliadas a exemplos reais.

Mais conhecimento 

No período da tarde, a programação do evento também promoveu conversas voltadas à ideias e empreendedorismo. Os coaches Solange Fonseca e Felipe Mescolotto ministraram o workshop “Empreendendo Sonhos”. Dividido em dois pilares, o encontro abordou os temas “Empreendedorismo com criatividade”, que teve foco no desenvolvimento pessoal e profissional, e “Transformando sonhos em realidade”, que proporcionou momentos de pensar o negócio e planejá-lo para o mercado.

Já a oficina “Mei (Microempreendedor Individual) na prática”, com a consultora Deise Borges, apresentou o processo de organização para microempreendedores individuais, com o objetivo de instruir no recebimento de informações antes da formalização de negócios. O encontro também tratou sobre benefícios e obrigações do empreendedor.

Para promover o empreendedorismo


O Unesc Summit faz parte da Jornada Empreendedora, iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Santa Catarina para estimular o empreendedorismo e a inovação.

Com a participação aberta à diversas áreas de conhecimento, o projeto alcança níveis nacionais de atuação, sendo proposto em instituições de ensino de todo o país. Durante a Jornada, a iniciativa oferece mais de 30 ações voltadas a propiciar um ecossistema empreendedor.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de abril de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário