AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Está aberta a temporada de aprendizado no Unesc Summit

Está aberta a temporada de aprendizado no Unesc Summit
Primeiro dia de evento contou com apresentação do Sebrae, além do compartilhamento de histórias de empreendedores inovadores e de sucesso (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O primeiro dia de Unesc Summit foi de compartilhamento de experiências. Estiveram na Universidade para contar suas histórias de empreendedorismo os empresários Jeison Cechella da Silva, fundador da empresa Plant - Fazendas Urbanas, e Artur Prass, fundador da restaurante Guarda Big Bamboo. Ainda na abertura da ação, que faz parte do projeto Jornada Empreendedora, o público presente pôde conhecer um pouco mais da atuação do Sebrae Santa Catarina à frente das questões de incentivo ao empreendedorismo e à inovação.

Quem falou em nome do Sebrae foi o gerente de inovação da instituição, Jefferson Bueno. Conforme a liderança, a participação em um evento como o Unesc Summit provoca muita alegria e adrenalina. “Ficamos muito felizes em estar no ambiente acadêmico pois sabemos que aqui existem muitos jovens dispostos e capazes de fazer a diferença. Um evento como esse é a junção da força do conhecimento da academia com o vigor do empreendedorismo”, destacou.

Também presente no evento, o coordenador do Sebrae regional Sul, Murilo Gelosa, destacou que o Unesc Summit é uma das ações que promete tornar o ecossistema da Universidade cada vez mais voltado ao empreendedorismo. “Com esses trabalhos queremos fazer com que a gestão, os professores e os alunos saiam com a ideia de empreenderem seus negócios, criarem seus próprios empregos e, assim, gerarem emprego e renda. Temos aqui na Universidade um celeiro de conhecimento, mas ainda é preciso incentivar mais o lado empreendedor”, comentou.

Cases apresentados

Artur Prass trouxe à Unesc a história da criação do seu negócio que cresceu e se tornou um dos cases apoiados pelo Sebrae. Por meio de uma visita a Santa Catarina, Artur conheceu a praia da Guarda do Embaú e logo se apaixonou pelas belezas naturais do local. Usando seu espírito empreendedor aliado ao desejo de estar com a família em um ambiente agradável, Prass iniciou um projeto que se tornaria o Guarda Big Bamboo, empresa de Ecogastronomia que hoje se destaca entre os estabelecimentos da praia. Para um dos facilitadores do encontro, Timóteo Farias, entre as informações apresentadas por Artur se destacam as questões de preocupação com a sustentabilidade, a valorização da cultural local, o espírito empreendedor e a gastronomia como experiência. “Quando falamos de inovação não estamos falando apenas de tecnologia. Ser inovador também é pensar globalmente para agir localmente”, acrescentou.

O outro exemplo de sucesso foi apresentado por um egresso do curso de Engenharia Ambiental da Unesc. Fora da graduação há apenas dois anos, o jovem Jeison Cechella Da Silva é um dos criadores da Plant – Fazendas Urbanas, uma empresa que tem o foco voltado a realizar ações de plantio, replantio e colheita de alimentos em áreas subutilizadas nos grandes centros. Na prática, a empresa constrói hortas orgânicas e centros de compostagem de resíduos orgânicos, colaborando para diminuir o impacto socioambiental.

Além do foco ao meio ambiente, a Plant, conforme Jeison, tem em suas diretrizes ainda a intenção de reduzir a desigualdade econômica e social brasileira e oferecer oportunidades de trabalho à pessoas em situação de vulnerabilidade.  “A manutenção desses espaços, então, fica a cargo de mulheres nessa situação. A gente treina, capacita e contrata essas pessoas e elas ficam como jardineiras responsáveis”, explica.

A programação da Unesc Summit segue até a tarde de sábado com extensa programação na Universidade.

Confira as próximas atividades.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2019 às 22:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário