AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Egresso da Unesc se destaca como empresário de sucesso na Angola

Egresso da Unesc se destaca como empresário de sucesso na Angola
Sarchel Necesio criou enquanto acadêmico site que se tornou um dos principais do país e foi alavanca para a expansão do negócio (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma ideia que foi colocada em prática por um acadêmico do curso de Administração de Empresas da Unesc, em 2008, se transformou em um grande negócio e mudou a vida de dezenas de pessoas na Angola. O responsável por isso foi o jovem Sarchel Necesio, angolano que veio procurar no Sul de Santa Catarina os ensinamentos que precisava para tornar seu sonho realidade. Ele já tinha em mente o projeto de mudar o cenário da comunicação em sua terra natal e, com trabalho duro e muito aprendizado, fez da ideia um negócio próprio que hoje tem um faturamento anual médio de 40 milhões, moeda utilizada no país.

Sarchel chegou até à Unesc por meio do incentivo de amigos e familiares que já tinham participado de intercâmbios e o garantiram que Criciúma e a Instituição seriam os locais ideais para encontrar o conhecimento técnico que precisava. “E eles estavam certos. Os aprendizados na Unesc me ajudaram me dando a instrução, a base, nas diferentes aulas. Aprendi, por exemplo, como criar estratégia, criar estrutura organizacional, delegar e, entre outras coisas, sobre a importância de tratar a organização como uma família. Nesse quesito, o fato de a própria Unesc ser comunitária deu uma base de como eu deveria agir no meu negócio”, salienta.

A aposta de criar um site com notícias sobre a Angola, em especial sobre entretenimento, surgiu do desejo do próprio jovem de encontrar novidades sobre seu país. “Eu acessava diversos sites do Brasil e de fora e nenhum trazia informações sobre a Angola. Eu senti que o país tinha a falta disso e que também precisava de um espaço para as pessoas encontrarem coisas que as interessavam. Dessa forma, criei o Platina Line. Comecei investindo $500 e trabalhando sozinho, sentado na minha cama. Meu quarto era o escritório da empresa”, lembra.

A época de trabalho solitário, no entanto, ficou para trás, já que agora Sarchel emprega mais de 20 pessoas de forma direta e 30 de forma indireta. “Foi a criação de uma bonita história. Tenho colaboradores que puderam viajar de avião e conhecer outros países por meio da minha empresa. Isso mudou a vida deles”, comenta orgulhoso.

Crescimento do Platina Line

A demanda visualizada pelo jovem era ainda maior que o imaginado e a adesão dos conterrâneos foi tão grande que o site já atingiu 4 milhões de visualizações de páginas e se expandiu para o rádio e a televisão com programas líderes de audiência no país, além de mobilizar milhares de seguidores nas redes sociais. “Já tivemos a oportunidade de entrevistar grandes estrelas nacionais e divulgar seus trabalhos na África. Das celebridades brasileiras já recebemos pessoas como Thiaguinho, Luciano Huck, Paula Fernandes, Anitta, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown”, comenta.

O papel da Universidade em meio ao sucesso tão grande, para o egresso, foi além dos ensinamentos teóricos. “Nas palestras que faço atualmente sempre comento que a Unesc foi fundamental, porque me incentivou a fazer também algo diferente e ser eu meu próprio empreendedor para fazer a diferença ao meu redor. A Unesc me ensinou a pensar grande, pensar para frente. Mesmo a mais de sete mil quilômetros de distância foi isso que quis fazer e consegui. Todos os conhecimentos que recebi no Brasil tenho passado aos meus colaboradores”, acrescenta.

Além de ser conhecido em toda a África, o egresso da Universidade entrou também para as referências acadêmicas de seu país. Conforme ele, a literatura de sua autoria agora faz parte das faculdades de Comunicação Social na Angola. “Isso aconteceu porque sempre que se fala do início da comunicação digital, lembram de mim. A Platina foi pioneira nesse segmento, trouxe mudanças e estabeleceu a forma de se fazer comunicação digital na Angola. Sou responsável por trazer esse novo formato“, completa Sarchel.

Lembranças do mestre

Um dos profissionais que acompanhou o aluno estrangeiro na Universidade foi o professor Abel Correa de Souza. Conforme Abel, logo no início do projeto Sarchel já se mostrou ousado e determinado. “Inicialmente chegamos a pensar que ele estava tentando dar um passo muito grande em pouco tempo em seu projeto, mas logo nos convenceu de que tinha esse propósito e levaria adiante. Como acadêmico era muito dedicado e tranquilo”, relembrou.

O sentimento, para o docente, é de alegria e orgulho ao saber do sucesso do egresso. “Ele realmente tem o espírito empreendedor muito avançado. Sabíamos que ele não submeteria a voltar para a Angola e ser empregado de alguém. Um aluno arrojado, centrado, que tinha tudo para colher bons frutos mesmo”, completou Abel.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de março de 2019 às 14:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário