AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Hora de pensar no futuro: Mestrados e doutorados da Unesc com inscrições abertas

Hora de pensar no futuro: Mestrados e doutorados da Unesc com inscrições abertas
Conheça as possibilidades oferecidas e os principais motivos para investir na capacitação (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Enquanto para muitos o clima é de férias, na Unesc já tem muita gente correndo contra o tempo para garantir o cumprimento das metas para 2019 no que diz respeito à capacitação. Além da corrida para as matrículas da graduação, para quem tem entre os objetivos iniciar um curso de mestrado ou doutorado para se especializar em sua área de atuação, a hora chegou, já que quatro dos programas estão com inscrições abertas. As turmas para os programas de Mestrado em Saúde Coletiva e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico estão sendo montadas e os editais completos de cada um dos processos seletivos podem ser encontrados no site da Universidade.

Para o Mestrado em Saúde Coletiva, que visa qualificar o profissional para enfrentar os desafios apresentados na área, as inscrições seguem até 14 de março, com aplicação da prova no dia 16 do mesmo mês. Para a área de Desenvolvimento Socioeconômico, os cursos de Mestrado e Doutorado seguem com inscrições abertas até o dia 8 de fevereiro, com provas no dia 20 de fevereiro. Já nos próximos dias, a partir de 6 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais.

Em todas as áreas, as possibilidades para o futuro ao ingressar nos programas de pós-graduação da Unesc são ilimitadas. Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, atualmente as empresas, sejam elas públicas ou privadas, precisam de profissionais qualificados e atualizados, prontos para apresentar soluções e criar relacionamentos que possam ajudar a empresa a desenvolver melhor seus processos, estando conectada com aquilo que de melhor está sendo praticado no mundo. “Nesse sentido, estar em um mestrado ou doutorado permite, entre tantas outras coisas, a aproximação com o conhecimento. Alguém que esteja limitado apenas a executar aquilo que lhe é devido, pode não atender a expectativa da sua instituição. Desta forma, estar nesse processo de aprendizado é estar em busca de recursos, conhecimento e condições técnicas específicas que façam com que o profissional não só atenda, mas supere as expectativas em seu espaço”, destaca.

A ideia de que o universo acadêmico esteja longe da realidade de quem vive o dia-a-dia do mercado de trabalho, por exemplo, para Oscar já é algo ultrapassado. “Temos diversos exemplos que mostram que é possível conciliar a dedicação com os estudos e as demais atividades profissionais. Para quem tem vontade de se aperfeiçoar, mas fica com algum receio ou dúvida, o ideal é que converse com pessoas que já vivenciaram essa experiência ou que venha conhecer de perto nossos cursos, cujos coordenadores podem explicar detalhadamente as particularidades do curso”, completa.

Porque fazer um mestrado ou doutorado?

Além do crescimento pessoal e do incremento nas competências, os cursos de Mestrado e de Doutorado podem criar novas alternativas profissionais.

Confira a seguir alguns bons motivos para você ingressar logo em um dos programas de Pós-graduação da Unesc:

- aprofundar em um tema relativo à sua área de atuação e pelo qual você seja apaixonado a ponto de ter constante interesse em aprender sobre;

- preparar para determinadas vagas no mercado de trabalho que exigem este tipo de qualificação e oferecem melhor remuneração;

- ampliar de forma significativa sua rede de mentores e contatos por meio de colegas e professores do curso;

- criar possibilidades de atuação na carreira acadêmica e outras possibilidades relacionadas à sua área de estudo;

- aperfeiçoar o domínio de outros idiomas por meio do estudo de literatura moderna e internacional;

- interagir com pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais;

- criar possibilidades de conhecer outras regiões brasileiras e até outros países;

- possibilitar o aumento de seus rendimentos;

- criar possibilidades de trabalhar em um ambiente de inovação e de relacionamento interpessoal de alto nível;

- aprimorar o pensamento crítico desenvolvido na graduação, de forma a levar o conhecimento adquirido a outras áreas de sua vida;

- estar em contato com o que há de melhor em recursos tecnológicos e humanos, o que eleva ainda mais a qualidade da pesquisa e o seu grau de inovação.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de fevereiro de 2019 às 14:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário