AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Formação Continuada para Docentes prepara professores da Unesc para ano letivo

Formação Continuada para Docentes prepara professores da Unesc para ano letivo
Nesta edição o programa abordará a temática Educação Superior no Século 21 e o futuro das profissões (Foto: Divulgação) Mais imagens

Enquanto os calouros e veteranos não iniciam as aulas em 2019, a Universidade e os professores se preparam para fazer um semestre cada vez melhor. A Unesc organiza mais uma edição do programa de Formação Continuada voltada aos seus professores. O evento ocorrerá no dia 18 de fevereiro, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse com o painel “A Educação Superior no Século XXI e o Futuro das Profissões”.

O programa de Formação Continuada busca discutir e aprimorar a docência em sala de aula e neste ano a principal atividade faz parte da ação Trajetórias, que tem como foco tratar do conjunto de linhas percorridas pelos docentes durante a formação, com o sentido de caracterizar os percursos, vivências e sensações dos professores.

Em 2019, no Ano 2, a Formação Continuada seguirá da temática “O Toque”. O painel trará à discussão assuntos voltados à Educação Superior no século 21; O futuro das profissões e a pedagogia universitária e as relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O painel contará com a participação do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, do Rio Grande do Sul, e do professor Rodrigo Capelato, de São Paulo.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o painel marca a abertura do semestre letivo de 2019. “Ele vai contemplar uma importante análise do ensino superior no século 21, seus desafios, perspectivas e problemáticas”, explica.

As inscrições já estão abertas através do link. “É fundamental a participação de todos os docentes uma vez que a Formação Continuada é prerrogativa para uma práxis docente articulada com os diferentes saberes que a contemporaneidade nos exige. O conhecimento é dinâmico e o programa é uma das oportunidades que a Unesc oferece aos seus docentes para atualização, socialização e produção de novos conhecimentos”, completa o diretor.

Programa de Formação Continuada

O novo formato do programa, lançado em julho de 2018, busca promover um espaço de conhecimento para os docentes, fortalecendo a indissociabilidade entre as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão e norteando as ações de formação de professores para o exercício da docência na educação superior.

“O Programa tem o objetivo de desestabilizar os trajetos que se constituem como planos sedimentados e lineares, possibilitando atravessamentos e dando lugar ao hibridismo e à abertura de fronteiras, a partir dos quais os saberes se redesenham e as práticas se reinventam”, comenta Feldhaus.

Entre as etapas desenvolvidas pela Formação, estão Trajetórias, Itinerários, Caminhos, Localização e Lugares de Formação. As ações da Formação Continuada são coordenadas pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio das Diretorias de Ensino de Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e também pela Assessoria Pedagógica Universitária.

Conheça os painelistas

Sérgio Roberto Kieling Franco possui graduação em Psicologia e em Filosofia, além de mestrado e doutorado em Educação. Atualmente, é professor na Faculdade de Educação, dos programas de pós-graduação em Educação e em Informática da Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Franco já foi membro do CNE (Conselho Nacional de Educação) e vice-presidente da Câmara de Educação Superior do mesmo Conselho; presidente da Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior); e presidente da Unirede (Associação das Instituições de Educação Superior Públicas para a Educação a Distância).

Também foi pró-reitor de Graduação; secretário de Educação a Distância; diretor da Faculdade de Educação e diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS. Entre os assuntos abordados por Franco, está a Educação com ênfase em Psicologia Educacional.

Rodrigo Capelato é diretor executivo e de assuntos econômicos do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) e sócio da Expertise Educação. Possui graduação em Economia, MBA em Tecnologia da Informação e em Administração.

É coordenador do Sindata (Sistema de Informações do Ensino Superior Privado); Membro da Comissão de Aperfeiçoamento do Fies (Financiamento Estudantil); membro do CC-Pares (Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior); e do Geies (Grupo de Estudo sobre Indicadores de Educação Superior) do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Capelato é professor dos cursos de pós-graduação Gestão e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e Gestão Universitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É coordenador de diversos estudos e pesquisas como Perfil do Aluno de Iniciação Científica; Mapa do Ensino Superior no Brasil e A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de janeiro de 2019 às 15:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário