AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc conscientiza sobre diabetes e contribui com pesquisa nacional do Ministério da Saúde

Unesc conscientiza sobre diabetes e contribui com pesquisa nacional do Ministério da Saúde
Número de rastreamentos superou a expectativa dos organizadores (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Farmácia Solidária da Unesc promoveu atividades de rastreamento da diabetes, conscientizou sobre a doença e contribuiu com pesquisa nacional do Ministério da Saúde. A ação foi realizada durante a segunda quinzena de novembro com pacientes das Clínicas Integradas.

No total, foram realizados 63 rastreamentos, superando a expectativa de 30 atendimentos, estipulada pelos organizadores. Os dados foram enviados aos órgãos responsáveis pela pesquisa e serão divulgados juntos a campanha nacional. O estudo também é uma iniciativa do CFF (Conselho Federal de Farmácia).

A coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, avalia a participação da Unesc como fundamental diante de seu papel com a comunidade. “A Universidade sabe da importância deste projeto e com responsabilidade comunitária resolveu aderir ao movimento e aplicar a pesquisa dentro do campus”, afirma.

Na Unesc, os cuidados com a diabetes são realizados no PAMG (Programa de Automonitoramento Glicêmico), que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde presta assistência a mais de mil e 800 pessoas com a doença.

Tratamento gratuito

De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes muitas vezes não apresenta sintomas e o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente atenção integral contra a doença, com ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso nas unidades básicas de saúde e hospitais públicos.

Medicamentos gratuitos também podem ser obtidos por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde com mais de 34 mil farmácias privadas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2018 às 18:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário