AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc participa de Encontro de Bois de Mamão em Ibiraquera

Unesc participa de Encontro de Bois de Mamão em Ibiraquera
Evento contou com apresentações, exposições e rodas de conversas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Setor de Arte e Cultura da Unesc participou do I Encontro de Bois de Mamão da Justina. Promovido pela Escola Ensino Básica Justina da Conceição Silva, o evento reuniu escolas da região com o objetivo de promover, resgatar e compartilhar a cultura da tradição açoriana de Santa Catarina. A atividade ocorreu no último sábado (10/11) no Salão Paroquial de Ibiraquera, em Imbituba.

O encontro contou com exposições, apresentações e uma roda de conversa debatendo a cultura do Boi de Mamão. A Escola Justina participou recentemente do 4º Encontro de Bois de Mamão da Unesc (https://www.unesc.net/portal/aicom/blog/43625-evento-da-unesc-mantem-viva-a-cultura-do-boi-de-mamao) e é reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A Unesc também leva esse título, com o projeto “Boi de Mamão na Comunidade”.

Boi de Mamão na Comunidade

O Projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura da Unesc que é ligada a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Ele tem por objetivo realizar Oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma, as escola Governador. Heriberto Hulse, na Próspera, e a Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz. A atividade tem o propósito de dar continuidade às atividades do Boi de Mamão, recriando o folguedo com novas ideias e conceitos de personagens e cantorias, envolvendo estudantes, professores e familiares no processo da cultura popular, favorecendo diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

Ponto de Cultura

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

A Unesc foi devidamente reconhecida, em julho deste ano, pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A titulação é resultado do edital de chamamento público de projetos Culturais realizados pelo governo de Santa Catarina, em 2016.  O projeto “Boi de Mamão na Comunidade”, foi o que trouxe o título à Universidade como fomentadora da cultura no estado.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2018 às 16:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário