AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Emoções, surpresas e aplausos no último dia de Unesc em Dança

Emoções, surpresas e aplausos no último dia de Unesc em Dança
Festival recebeu mais de mil bailarinos (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A magia do 19º Unesc em Dança encantou o Sul de Santa Catarina e recebeu em seu palco mais de mil bailarinos de quinta-feira à sábado (18 à 20/10), no Teatro Elias Angeloni. O festival recebeu um público de quase duas mil pessoas. As apresentações estão disponíveis no canal do YouTube UnescTV.

Com o objetivo de fomentar a arte da dança, o evento reuniu grupos vindos de estados como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro para realizar apresentações gratuitas e abertas ao público nas mostras Infanto-juvenil e Sênior. “Ao aproximar a comunidade da arte de forma acessível, consolidamos o Unesc em Dança como um evento de sucesso. Aqui, em um grande palco, nosso público esteve próximo de avaliadores de renome nacional, lotou oficinas e aprendeu de perto com a bailarina conhecida mundialmente, Ana Botafogo”, destaca a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Redding.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, o Unesc em Dança também contribui para educar. “A arte e a cultura são componentes fundamentais da educação. Muito nos orgulha este evento, que com uma grande plateia reúne pessoas de todos os lugares, classes e gêneros sob o mesmo propósito, buscar o encantamento por meio da arte. Este, sem dúvidas, é o papel da nossa Universidade, que completou 50 anos. Encerramos o 19º Unesc em Dança com o sentimento de termos oferecido à cidade e à região um evento surpreendente”, ressalta.

Unesc em Dança se torna referência nacional

A criciumense Carina Trombim é tetra campeã brasileira de dança e há dez anos reside em Curitiba. Nesta edição, a bailarina esteve no Unesc em Dança para ministrar a oficina “Shines Salsa”, porém, no último dia de evento, visitou o Teatro Elias Angeloni como espectadora e avaliou o evento como um festival de referência nacional. “O Unesc em Dança é, sem dúvidas, comparável aos maiores festivais de dança do Brasil. Aqui comecei como bailarina e hoje volto como uma professora muito feliz em ver a proporção que este belo evento se tornou”.

Menção honrosa

Ao fim de cada turno, o festival reconheceu os participantes com uma Menção Honrosa. Na tarde deste sábado, o grupo condecorado foi o “Núcleo de Dança Valter Savi”, com a coreografia “Piccolo Balleto” na Mostra Infanto-Juvenil. Já na Mostra Sênior, as equipes “Mult Style”, com a coreografia “Trégua”, e o “Grupo Artístico e Cultural Afro-Brasileiro Et. Op.”, com a coreografia “Entre o Meu, o Teu e o Nosso, Coisa de Negro”, foram selecionados em um empate pelos avaliadores.

No segundo dia de evento, sexta-feira (19/10), as menções honrosas foram entregues aos grupos “Cia de Dança Maria Duarte Vasconcelos”, com a performance “Bollywood”, na categoria Infanto-Juvenil, e “Cia Atitude”, com a apresentação “Resiliência”, na categoria Sênior.

O especialista em dança formado em Portugal, Marco Aurélio Souza; a professora de dança de Nova Veneza, Susan Botoluzzi; a bailarina e coreógrafa Bia Mattar, e o educador físico e especialista em Street Dances, Henrique Bianchini, foram os avaliadores do Unesc em Dança.

Os participantes do festival na mostra Sênior ainda receberam cachê cultural. O evento contou com apresentações de dança, oficinas e palestras. 

Integração da arte

Além de prestigiar a dança, o público pôde ouvir música de qualidade com o Coral Unesc. O grupo realizou uma homenagem aos bailarinos e bailarinas presentes no festival. “Sei que não podemos oferecer dança com a qualidade aqui mostrada, mas com nossas vozes e uma música com emoção, tentamos agradecer pelo espetáculo aqui realizado”, contou o maestro do Coral Unesc, Joel Oliveira.

O festival também contou com uma importante contribuição. A Cia de Dança da Universidade esteve presente durante os três dias de evento, acolhendo os participantes, estendendo o linoléo e proporcionando apresentações que levantaram o público presente no Teatro Elias Angeloni. "Eles vestiram a camisa do espetáculo. É um belo trabalho realizado dentro da Instituição e que representa e valoriza os 50 anos da Unesc", destaca a coreógrafa da Cia, Viviane Candiotto.

O evento

Realizado pelo Setor Arte e Cultura da Unesc em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, o Unesc em Dança é patrocinado por: Bistek Supermercados, Anjos Tintas, Giassi Supermercados, Betha Sistemas, Tintas Farben, Construtora Locks e TWA. O apoio cultural é realizado pelo Jornal A Tribuna e Rádio Som Maior.

Saiba mais sobre o 19º Unesc em Dança:

Quinta-feira: Abertura

Sexta-feira: Matutino

Sexta-feira: Vespertino

Sexta-feira: Noturno

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2018 às 23:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário