AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular

Mestrado em Educação debate impactos da nova Base Nacional Comum Curricular
Mesa redonda reuniu professores da rede pública e alunos da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"A Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: Implicações para a Educação Básica de Santa Catarina”, foi o tema de uma mesa-redonda que marcou a Aula Inaugural do segundo semestre de 2018 do Mestrado em Educação da Unesc. O debate teve a participação da professora doutoranda da USP, Letícia Vieira e recebeu professores da rede pública de ensino e alunos da Universidade. As discussões foram mediadas pelos professores do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

O evento teve o objetivo de avaliar os impactos das mudanças educacionais no Estado e propor reflexões que resultem em ideias de melhorias.

Em sua fala, Letícia chamou a atenção para diversos pontos da proposta da reforma e da base comum e dos desdobramentos dela como, por exemplo, o foco na formação técnica profissional em detrimento de uma formação humana de base. “A gente prepara o aluno para uma coisa muito específica que daqui a pouco não vai mais existir. Noventa por cento das profissões que temos agora não vão existir em 50 anos. Estaremos preparando os estudantes para o desemprego, porque eles não vão ter uma formação de base que os permita acompanhar essa transição do conhecimento”, afirma.

A debatedora falou ainda sobre a precarização da carreira docente e sobre o aumento do número de escolas em tempo integral sem um planejamento financeiro claro. “Vemos a inoperância da reforma que propõem um aumento progressivo das escolas de Ensino Médio em tempo integral sem falar em investimentos e quando aborda, é em forma de convênio com o Banco Internacional com o objetivo de instrumentalizar algumas escolas, e não a rede”. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2018 às 15:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário