AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ampliação da atividade do farmacêutico é tema de Jornada Acadêmica na Unesc

Ampliação da atividade do farmacêutico é tema de Jornada Acadêmica na Unesc
Orientação por meio de consultas farmacêuticas é uma das novidades na área (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes estarão reunidos na Unesc entre os dias 14 e 16 de agosto para debater assuntos como farmácia comercial, legislação sanitária, marketing, atribuições do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e farmácia clínica. O encontro ocorrerá nos períodos matutino (8 horas às 11h50) e noturno (18h50 às 22 horas) durante a 28ª Jornada Acadêmica de Farmácia que terá como tema central “Farmácia Comercial: O ampliar de horizontes da atuação farmacêutica”.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia da Jornada, na coordenação do curso de Farmácia, localizada na sala 8 do Bloco S. As discussões serão realizadas por profissionais renomados no mercado e na área acadêmica. A abertura do evento na parte da manhã ocorre às 8 horas, e à noite, às 19h20, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “CRF: Conselho Regional de Farmácia e suas atribuições”, ministrada pela presidente do CRF de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling.

A Jornada tem a organização do CA (Centro Acadêmico) de Farmácia Alexander Fleming e da coordenação do curso.

Ampliando possibilidades


A formação em Farmácia habilita o profissional para três grandes áreas de atuação: Fármacos e Medicamentos; Alimentos e Análises Clínicas/Toxicológicas. Elas englobam 78 subáreas. Segundo o presidente do CA, Higor Teixeira Colombo, baseada nas possibilidades que o profissional tem, a programação da Jornada foi pensada para ajudar a ampliar o olhar do graduando e dos profissionais farmacêuticos para além da dispensação e devida orientação, mas também para toda a parte de fiscalização e marketing.

“Neste ano o evento irá abordar além da farmácia comercial propriamente dita, os órgãos que a norteiam e a forma como é feito o marketing delas. Vale salientar que a farmácia clínica será também abordada em nossa programação, pois é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço, devido à sua grande importância em relação à dispensação de medicamentos, acompanhamento, monitoramento do paciente, além da avaliação do tratamento, sinais e sintomas”, explica Colombo.

Farmácia clínica

A coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, explica que o atendimento clínico pelo farmacêutico é algo ainda pouco realizado pelos profissionais, mas que vem ganhando espaço há três anos como possibilidade de atuação além das atividades tradicionais como dispensação de medicamentos, gerenciamento da farmácia e controle de estoques e receitas. “O profissional está habilitado para realizar consulta farmacêutica, onde vai analisar a medicação utilizada pela pessoa. Alguns medicamentos não podem ser tomados no mesmo horário, pois vão interferir no tratamento que a pessoa está fazendo para um outro problema, por exemplo. E o farmacêutico tem o conhecimento sobre a ação das substâncias no organismo e vai poder orientar e tirar dúvidas, além de acompanhar o tratamento”, afirma.

Programação e mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário