AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fórum Criciúma do Amanhã reúne comunidade para pensar a região

Fórum Criciúma do Amanhã reúne comunidade para pensar a região
Debate sobre possíveis caminhos para o desenvolvimento ocorreu na Unesc (Fotos: Milena Nandi/Vitor Netto) Mais imagens

Qual a região que queremos para o futuro? Como chegaremos ao objetivo desejado? O que cada um fará pelo coletivo? Estas foram apenas alguns dos questionamentos levantados pelo Fórum Criciúma do Amanhã. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (24/7) na Unesc e reuniu professores, empresários, profissionais, lideranças comunitárias e representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor que deram ideias e contribuições para o desenvolvimento regional. O fórum é uma iniciativa da Universidade em parceria com a Rádio Som Maior. As considerações serão levadas ao debate entre entidades e lideranças, além de servir como base para o debate a ser realizado pela Rádio Som Maior com os candidatos que representam o Sul catarinense nas eleições de 2018.

Confira a cobertura pela Unesc TV 

O fórum, apresentado por Adelor Lessa, teve a participação do jornalista Denis Luciano como mediador do painel com o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas e o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, no Paraná, José Roberto Matos. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim, o presidente da Amrec, Hélio Cesa e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, deram as boas-vindas aos participantes e iniciaram os trabalhos do fórum. O evento teve a participação de intéprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). 

Palavras como desenvolvimento, educação, qualidade, segurança, cultura, exemplo, comunidade, amanhã e foco estiveram entre as lembradas pelos participantes do evento, como a professora da Unesc Cristiane Dias. Ela salientou a importância da participação da mulher nos espaços de debate e no desenvolvimento da região, em suas diversas áreas de atuação. A também professora da Universidade, Amalhene Baesso Reddig, levantou a situação da cultura na região, lembrando da importância dela na formação e desenvolvimento do cidadão.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes da Unesc), Alexandre Bristot, ressaltou a educação como a mola propulsora do desenvolvimento. “Sem educação não há avanços. Imaginem como seria se o Estado não tivesse as Universidades Comunitárias, que estão ao lado da sociedade e colaboram com o desenvolvimento de toda uma região?”, refletiu. O tenente-coronel Evandro Fraga, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, chamou a atenção para a segurança como um dos pontos primordiais para um desenvolvimento equilibrado.

O professor universitário Euclides Magri ressaltou a necessidade de investimentos em inovação e educação. Já o diretor executivo do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina), Fernando Zancan, ressaltou os avanços conseguidos por meio da união de forças entre diferentes entidades e a importância dos setor industrial para a região. O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, falou sobre as oportunidades do relacionamento entre a Universidade com o poder público e a sociedade na contribuição pela região. Lideranças políticas como os deputados Ronaldo Benedet, Luiz Fernando Cardoso, Ricardo Guidi e a candidata Tati Teixeira também deram suas contribuições. 

Prioridades

Mas as contribuições vieram também de quem não estava no evento. Um canal pelo Whatsapp foi disponibilizado para que os ouvintes da Rádio Som Maior e da Unesc TV pudessem interagir e ajudar a pensar o futuro da região foi disponibilizado. Toda a movimentação foi monitorada pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Ipese (Instituto de e Pesquisas Socioeconômica Aplicada) e do GPMEQ (Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados), e as informações, organizadas em forma de gráfico com as prioridades.

Das 713 interações, o resultado de “Quais são as prioridades de Criciúma e Região para o Futuro?” foi:

30% - Elaborar um plano de desenvolvimento para a região;
20% - Investir na Educação;
13% - Atrair investidores para a região;
13% - Fortalecer as empresas existentes na região;
13% - Construção de um centro de inovação e tecnologia;
11% - Cuidar do meio ambiente

Confira o infográfico 

“Imaginávamos um número menor de interação, mas as pessoas entenderam a proposta e interagiram bastante conosco, o que contribuiu muito para que o documento ficasse ainda mais rico. A audiência externa estava com as mesmas preocupações e buscando as mesmas prioridades que estevam sendo debatidas no fórum”, comenta a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe. 

A reitora da Unesc considerou o fórum um sucesso pela interação e contribuições da comunidade. “Foi fantástico, tanto as manifestações quanto a presença das pessoas. A Universidade tem essa função de gerar o movimento, ampliar as discussões. A partir do diálogo de hoje vamos elaborar um relatório e teremos outros momentos com outras entidades. A intenção é que possamos criar um conselho de desenvolvimento mais efetivo e começar a desenvolver o plano para toda a região Sul”.

O empresário Olvacir Bez Fontana lançou uma reflexão aos participantes do fórum. “O que cada cidadão vai fazer depois de hoje? Saber e não fazer é o mesmo que não saber”.

O fórum teve ainda a participação do vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2018 às 13:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário