AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes de Medicina são desafiados em exame estruturado de habilidades clínicas

Estudantes de Medicina são desafiados em exame estruturado de habilidades clínicas
Atividade avaliou os alunos em simulações reais de atendimento (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes da quinta fase de Medicina da Unesc desenvolveram suas habilidades e vivenciaram na prática o dia a dia de um profissional da área. Por meio da avaliação Osce (Exame Estruturado de Habilidades Clínicas), os acadêmicos foram desafiados em uma simulação real de atendimento e testaram suas aptidões. A atividade ocorreu na manhã da última sexta-feira (29/6) e foi acompanhada pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta e pelos deputados estaduais Júlio Garcia e Ricardo Guidi.

Com sete horas de duração, o exame divide os estudantes em duas turmas e os avalia em termos de velocidade, precisão no diagnóstico e atendimento de qualidade. A professora Mayra Sônego, que coordenou as atividades, explica que o objetivo é entregar um profissional preparado e competente ao mercado de trabalho. “A atividade é referência em todo o mundo e coloca-os de frente aos desafios profissionais. No Sul do país a Unesc é uma das poucas Universidade qualificadas para desenvolver o exame. A mais próxima a também aplicar o Osce fica em Curitiba”, frisa a professora.

Mayra explica ainda que os estudantes também são desafiados a atuar, se colocando como pacientes, o que auxilia na precisão do diagnóstico. “Quando um acadêmico passar por avaliação, seu colega toma o lugar de paciente. Antes de entrar na sala, o atendido tem 45 segundos para ler seu papel, que fica preso pelo lado de fora da porta, e atuar da forma mais realista possível. É importante aprender a se colocar no lugar do paciente”, esclarece ela.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2018 às 17:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário