AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário Internacional de Direitos Humanos encerra com debate sobre Democracia

Seminário Internacional de Direitos Humanos encerra com debate sobre Democracia
Encontro ocorreu na noite desta sexta-feira na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Pesquisadores do Brasil e de diversos outros países estiveram reunidos na Unesc para o Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade & III Jornada Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado. O encontro contou com palestras, debates, apresentações de trabalho, dentre outras atividades relacionadas ao tema central: “Os desafios da Democracia e dos Direitos Sociais no século XXI”.

A palestra de encerramento contou com os professores Alejandro Rosillo, da Universidad Autónoma de San Luis Potosí, do México, e Martonio Mont'Alverne Barreto Lima, da Universidade de Fortaleza. Eles debateram sobre “Democracia e Direitos Humanos”.

Para o professor Alejandro Rosillo, o tema geralmente é tratado como conceitos opostos. “São dois conceitos que a teoria política e a modernidade ocidental colocam em conflito. Por um lado, os Direitos Humanos, como direitos universais dos seres humanos, e por outro lado, a Democracia, como a vontade da maioria. Dentro desse contexto a discussão se sucede quando a maioria toma decisões que acabam por violentar os direitos humanos”, ressaltou.

Segundo o professor Martonio Mont'Alverne Barreto Lima, é importante o debate no momento atual do país. “No Brasil nós nunca vivemos um momento de tanta intolerância como estamos vivendo hoje. E assim, o discurso dos Direitos Humanos são ainda mais necessários. O que nós vemos hoje é a prevalência do discurso do ódio, da intolerância política contra as minorias, mulheres, grupos de diversidades sexuais, populações com formações religiosas que não são tradicionais. Precisamos debater”, afirma.  

O Seminário

O principal objetivo do encontro foi de debater sobre a fundamentação dos direitos humanos, tendo em vista a complexidade histórica dos países da região em termos de realização de regimes democráticos e consolidação de seus direitos sociais.

O coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, Reginaldo de Souza Vieira, que também compõe a organização do evento, ressaltou a importância do debate. “Precisamos reafirmar a defesa intransigente e sem tréguas dos Direitos Humanos, a partir de um olhar que respeite a realidade histórica dos povos latino-americanos. Precisamos reafirmar a defesa da democracia e das garantias democráticas contra o discurso do ódio, do autoritarismo e da manipulação midiática”, ressaltou.

Confira a programação (clique aqui)         

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2018 às 21:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário