AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc realiza Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde

Unesc realiza Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde
Professor doutor da Fiocruz Hugo Neto foi um dos palestrantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/6) especialistas nacionais para apresentar e discutir os resultados de pesquisas experimentais, pré-clínicas e clínicas durante o 14º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde – O papel da inflamação em doenças crônicas. O evento contou com espaço para a apresentação de e-pôsteres, palestras e minicursos ministrados por pesquisadores de destaque no cenário científico nacional como o professor doutor da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Hugo Castro Faria Neto, que na manhã desta sexta-feira abordou o tema “Comprometimento crônico da capacidade cognitiva após eventos neuroinflamatórios agudos”.

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, Faria tem pós-doutorado no Programa de Biologia Molecular & Genética Humana da Universidade de Utah. Em sua o palestra, o professor apresentou questões relacionadas a modelos de sepse (infecção generalizada) e malária cerebral onde demonstrou como uma inflamação aguda relacionada a esses problemas pode ter consequências crônicas, principalmente ligadas à capacidade cognitiva das pessoas.

Ainda na manhã de sexta-feira, o professor doutor Edgar Ernesto Kozlova realizou o minicurso “O uso da bioinformática como ferramenta de pesquisa”.

Graduação e pós

Promovido PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), o Simpósio teve o objetivo de estimular e aprofundar a discussão, bem como a interação entre os professores e alunos nos níveis de graduação e pós-graduação.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira com a palestra “Lições da Ciências que a Ciência nos dá: Biologia do Óxido Nítrico”, com o professor doutor da UFSC Jamil Assreuy.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de junho de 2018 às 15:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito