AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

O professor e a paixão de ensinar foi o tema de encerramento do Congresso Ibero-Americano

O professor e a paixão de ensinar foi o tema de encerramento do Congresso Ibero-Americano
Palestra foi com o professor Carlos Bernardo de Buenos Aires (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

“Educar significa viajar ao mundo e aprender a viver”. Foi com essa frase que o professor Carlos Bernardo Skliar, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, de Buenos Aires, iniciou a palestra de encerramento do Congresso Ibero-americano da Unesc. O encontro ocorreu no Auditório Ruy Hülse e trouxe palestras, conferências, minicursos e diversas outras atividades no decorrer da semana.

“É preciso recuperar alguns gestos do professor, que deve mostrar as paixões e os vínculos que temos com as coisas deste mundo, cuidando dos jovens e crianças sobre os problemas existentes fora da escola. Para mim a escola tem o papel de cuidar, nós nos recordamos muito mais das relações estabelecidas dentro dela, e não das disciplinas propriamente ditas”, ressaltou Carlos.

Sobre a inovação e a aceleração dentro da escola, o professor ressalta que é preciso ter cuidado. “Existem três meios que são preocupantes: Aceleração do tempo, inovação e comunicação no sentido tecnológico. Esse é o mundo de hoje e a escola não tem porque repetir a mestra estrutura desses três contextos, pelo contrário, a escola é um lugar de tranquilidade, calma, serenidade e conversa – não de comunicação no sentido produtivo do termo-, também não é um lugar de aceleração e nem do novo, é um lugar do velho”, opinou o palestrante.

Congresso Ibero-Americano

O 3º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero América reúne pesquisadores, docentes e estudantes no campus na Unesc. Além das palestras, o evento promove mais de 50 minicursos para trocas de conhecimentos, sobre comunicação, saúde, criatividade, família e outros diversos assuntos.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Unesc tem a missão de contribuir para a formação de professores, com a discussão sobre ciência e produção de conhecimento sobretudo na área da Educação, que é o foco do encontro. “Estou certa que as discussões estão sendo promissoras na busca de soluções para problemas tão antigos que permeiam a educação brasileira, promovendo redes construídas com outros países. A ciência no Brasil sofreu cortes orçamentários muito significativos nos últimos anos, e isso se repercute fortemente desde o ensino básico até o ensino superior”, afirmou.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2018 às 16:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário