AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Programa Território Paulo Freire discute ações com a comunidade

Programa Território Paulo Freire discute ações com a comunidade
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma reunião com a comunidade da região da Grande Santa Luzia marcou o início das atividades do programa de extensão Território Paulo Freire. O encontro reuniu moradores, vereadores e lideranças comunitárias dos 12 bairros que integram a região. Juntamente com a coordenação dos programas de extensão da Unesc discutiram quais projetos devem ser desenvolvidos ao longo dos anos de 2018 e 2019, tendo como parceira a UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma-SC).

Ao todo serão 12 projetos em diversas áreas, visando o atendimento às necessidades das comunidades. Na roda de conversa entre os participantes necessidades nas mais diversas áreas. O desenvolvimento de projetos com foco na prevenção de Diabetes e Hipertensão, grupos de apoio á família, projetos esportivos, grupos de orientação sobre economia solidária, reciclagem de resíduos, horta comunitária, prevenção e educação de crianças e adolescentes quanto ao uso de drogas, foram alguns dos citados.

Os dados serão agora compilados pela diretoria de extensão e coordenação do programa, para que em um novo encontro sejam apresentados os projetos, envolvendo professores e acadêmicos da Unesc. “Esse momento com a comunidade e muito importante, para que todos verbalizem as ações que deram certo, para que a continuidade tenha novamente um resultado positivo. Essa vontade tem que partir da comunidade”, explicou a coordenadora do Programa Território Paulo Freire da Unesc, Sheila Martignago Saleh.

Para o presidente da associação de moradores da Vila Esperança, Alessandro Marques, além do atendimento realizado pelos projetos o ponto mais importante dessa iniciativa está em mostrar que a Unesc mantém as portas abertas para a comunidade. “Temos contatos com professores e sabemos de tudo que a universidade tem a oferecer. Também desperta nas pessoas a vontade de voltar a estudar”, elogia Marques. Já o vereador José Paulo Ferrarezi salientou que o projeto é uma oportunidade de qualificar lideranças, através dos cursos oferecidos. Entre as ações que considera importantes para 2018 está a realização de atividades esportivas com crianças, aproveitando a estrutura que existe nos bairros e que não está sendo utilizada pelo município.

A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, mais uma vez agradeceu o acolhimento que as comunidades estão tendo com o programa e reforçou o pedido para que sejam enviadas propostas. “Queremos que em 2018 tenhamos uma nova etapa de projetos que nos fortaleçam enquanto pessoas e comunidade”, salientou.

A seleção dos projetos acontecerá até o final do mês de julho e, no início do mês de agosto, serão apresentados à comunidade. Sugestões podem ser encaminhadas para o email da extensão@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de maio de 2018 às 20:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário