AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e Afasc atuam juntas na promoção da saúde coletiva de hipertensos

Unesc e Afasc atuam juntas na promoção da saúde coletiva de hipertensos
Atividades ocorrem na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os idosos da Afasc portadores de hipertensão estão recebendo um atendimento gratuito e diferenciado na Unesc. Eles participam de atividades de hidroginástica, por meio do curso de Educação Física da Universidade, especificas para o controle da doença.

O projeto se chama Lazerativo, fundado em 2015, que se destina a oferecer exercícios aquáticos intervalados específicos para ajudar na manutenção da saúde mental e física de pessoas portadoras de hipertensão. Sendo que os primeiros resultados já foram constatados e publicados com o artigo intitulado “Effect of Aquatic Exercise on Mental Health, Functional Autonomy, and Oxidative Dysfunction in Hypertensive Adults”, publicado na Clinical And Experimental Hypertension.

Segundo o professor e pesquisador Luciano Silva, eo programa de exercícios apontou melhorias significativas na saúde mental, bioquímica e física nos hipertensos. “Foi isso que demostrou nosso estudo clinico randomizado. Ele sinalizou que a pratica de exercícios aquáticos intervalados de baixa intensidade em idosos hipertensos reduz os níveis de ansiedade em 60% e concomitantemente melhora a autonomia funcional em 30%, além da flexibilidade que teve uma alta de 71% dos participantes”, ressaltou o pesquisador.

Sobre o projeto

Atualmente são 200 vagas gratuitas oferecidas pela Afasc, em parceria com a Unesc, para a prática de hidroginástica especifica para ajudar no controle e tratamento da hipertensão. Para participar do Lazerativo os hipertensos devem levar atestado médico especifico para pratica de atividades aquáticas. Eles passam por triagem que realiza testes físicos e de saúde mental. As triagens são feitas em períodos específicos, todas as sextas feiras, pelo telefone 3431-4553. A ação é realizada pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), no laboratório de Pscofisiologia do Exercício, localizado nas dependências do curso de Educação Física da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de maio de 2018 às 18:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário