AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores da Unesc fomentam ideias para mantes a excelência no ensino

Professores da Unesc fomentam ideias para mantes a excelência no ensino
Mapa do Possível está estimulando questionamentos sobre pontos de melhorias (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Onde é possível evoluir? Esta é a pergunta que a Diretoria de Ensino de Graduação está fazendo aos professores e coordenadores de cursos da Unesc. Ao entrar nas coordenações de seus cursos, os docentes estão encontrando, desde o início do ano, o Mapa do Possível, que fomenta iniciativas para elevar a excelência do ensino na Universidade. Nesta sexta-feira (27/4), o encontro Itinerário 2 promoveu conversas sobre os resultados apresentados pelos docentes até o momento.

A Assessora Pedagógica da Universidade, Daniela Arns Silveira, explica que conteúdo do Mapa traz dizeres culturais e artísticos para fomentar as reflexões. “Seu conteúdo provoca pensamentos sobre a prática no ensino, por meio de obras de arte, textos e até indicações de filme”, conta Daniela.

Ela esclarece ainda que as conversas têm o objetivo de entender as primeiras reações dos docentes em relação ao Mapa. “No encontro eles vão poder nos passar como foram as suas relações com este novo objeto, como foram as interações e quais novos direcionamentos passaram a ser tomados”, afirma a Assessora.

Ao fim dos Itinerários, o resultado obtido vai servir como base para o Programa de Formação Continuada da Universidade, na gestão 2018/2021.

Bons resultados

O coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho, conta que nestes primeiros meses o Mapa já trouxe bons questionamentos, alguns deles vindo de acadêmicos do curso. “Uma das ideias surgiu durante uma aula, fomentada por estudantes. Eles questionaram a interdisciplinaridade da grade. Felizmente conseguimos construir um planejamento de aulas em que ao estudar uma disciplina eles não abram apenas uma caixinha na cabeça, por exemplo, mas sim integre o conhecimento”, destaca.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de abril de 2018 às 18:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário